Um princípio de rebelião foi registrado no Pavilhão 1 do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), no município de São Cristóvão, durante a manhã deste sábado (8). Os detentos ficaram revoltados com a suspensão das visitas, motivada pela paralisação dos agentes penitenciários.
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), Edilson Sousa, informou ao F5 News que o motim foi rapidamente controlado pelos próprios agentes. A categoria protesta contra a transferência emergencial de mais 200 presos que estavam nas delegacias de Aracaju para a unidade, que foi desinterditada nessa sexta-feira (7).
Com a paralisação dos agentes, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) acionou servidores que passaram a fazer a revista dos familiares e por volta das 9 horas às visitas foram retomadas de forma gradual.
A Sejuc informou ao F5 News nesta sexta-feira que a transferência dos 200 presos deve ser concluída até a próxima quarta-feira (12). O Copemcan é o maior presídio de Sergipe. Com os novos internos, passará a abrigar mais de 2.500 presos, mas sua capacidade é para 800 detentos. O Sindpen reclama do baixo efetivo. “Nos dias de plantão são apenas dez agentes para controlar todos os presos”, afirma Souza. A categoria deve retomar as atividades neste domingo (9)
Com informações da Redação F5 News