O Fórum em Defesa da Grande Aracaju, preocupado com os problemas urbanos na Região Metropolitana de Aracaju, promove na noite desta segunda-feira, 27, às 18h30min, na Sede da CUT, um amplo debate sobre as alterações que a Câmara de Vereadores vem aprovando no Plano Diretor de São Cristóvão; as audiências públicas para debater a mobilidade urbana do município de Barra dos Coqueiros e fará ainda uma avaliação das audiências públicas realizadas pela Prefeitura de Aracaju para a revisão do Plano Diretor da capital.
Para o debate foram convidadas autoridades dos três municípios, entre elas o vice-prefeito de Barra dos Coqueiros, Cláudio Barreto (Cachucha), vereadores das três cidades, como Iran Barbosa, Doutor Emerson, Lucas Aribé – de Aracaju -, Paulo Júnior, Geverton da Saúde, Vanderlan Correia e Gedalva – de São Cristóvão, além de especialistas que debatem sobre o tema.
O debate servirá para que se possa identificar nas tentativas de mudança das leis o que pode ser positivo e o que pode ser negativo nos aspectos urbanísticos em geral, como mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, esgotamento sanitário, captação e destinação de águas pluviais, sistema viário, calçadas, entre outros.
Já na terça-feira, 28, a Câmara Municipal de São Cristóvão se reúne extraordinariamente para apreciar projeto de lei de autoria do Prefeito Jorjão, contendo mais uma mudança expressiva em dispositivos do Plano Diretor do município.
São Cristóvão teve duas leis aprovadas recentemente que introduziram mudanças nas normas urbanísticas mesmo antes do prazo para a revisão do Plano Diretor e sem a realização de audiências públicas, como preconiza o Estatuto da Cidade.
Em Barra dos Coqueiros a Prefeitura daquele município realiza três audiências públicas para tentar aprovar o fim do limite de quatro pavimentos dos prédios na parte central da cidade, a abertura de uma avenida ligando o centro da Barra à Atalaia Nova a divisão da cidade em bairros e a renomeação dos logradouros públicos.
A Prefeitura Municipal de Aracaju vem realizando audiências em diversos bairros da capital para a elaboração do projeto de lei de revisão do Plano Diretor, o qual vigora desde o ano 2000 e até agora não foi revisado, como determinada o Estatuto da Cidade.
As propostas apresentadas no debate de logo mais serão encaminhadas às esperas do Poder Público, como prefeituras, Câmaras Municipais e Ministério Público Estadual, a depender da competência do órgão para cada tema.
Da Assessoria do Fórum em Defesa da Grande Aracaju