O governador Jackson Barreto participou nesta quarta-feira, 22, da missa em celebração a Nossa Senhora de Fátima, realizada no Palácio Museu Olímpio Campos. A missa, celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom Palmeira Lessa, foi uma homenagem à presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que está em Sergipe desde o último dia 1° de julho.
“Como católico, fico muito feliz em receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Nós reconhecemos sua força, o seu poder, afinal de contas, ela é a mãe do Senhor, a Virgem Santíssima, e que apareceu em Fátima, em Portugal, e por isso recebeu esse nome. Venho aqui para dar as boas vindas, recebê-la, abraçá-la, pedir a ela que nos ajude, que ajude ao povo aracajuano, sergipano, brasileiro e nos cubra de bênçãos e graças. Que Nossa Senhora de Fátima nos abençoe e nos ajude a resolvermos bem esses momentos de dificuldades e termos compreensão do momento que o estado está passando”, disse Jackson.
O governador lembrou que o Estado é laico, mas todos têm liberdade para fazerem suas escolhas de crenças e fé. “Vivemos em um Estado laico, mas temos o direito de fazermos nossas opções dentro dele, respeitando a todos. E todos sabem da minha opção religiosa, como cristão. Minha fé é inabalável, em nenhum momento da minha vida eu perdi a fé, porque sem dúvida, é essa fé que me faz enfrentar essas dificuldades e que me fez chegar aonde cheguei”.
Para o arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, a imagem de Fátima desperta a consciência do coração do povo em relação a Nossa Senhora. “A imagem é um retrato, ela apenas suscita a dimensão mais profunda da fé, para que as pessoas travem o relacionamento através da oração e na abertura do coração para essa unção de Nossa Senhora na vida das pessoas. Ela é um símbolo, a realidade é ela viva, espiritual, que está presente em Deus, naquela presença espiritual alargada”, descreveu.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima permanecerá no estado até o dia 31, quando vai até o município de Propriá. Segundo o padre Rinaldo Rezende, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ponto Novo, em Aracaju, a Diocese de Propriá é a primeira do mundo dedicada a nossa senhora de Fátima.
As visitas da Santa peregrina abrem as comemorações do centenário da Aparição de Maria, em Portugal, que acontece em 13 de maio de 2016.
Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima, ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, na cidade de Fátima, em Portugal, tendo a primeira aparição acorrido em 13 de maio de 1917.
Presenças
Também participaram da missa, o vice-governador, Belivaldo Chagas, os secretários de Estado de Governo, Benedito Figueiredo; Planejamento, João Augusto Gama; Saúde, José Sobral; Fazenda, Jefferson Passos; Educação, Jorge Carvalho; Segurança Pública, Mendonça Prado; Comunicação, Sales Neto; da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves; do Desenvolvimento, Francisco Dantas; do Meio Ambiente, Olivier Chagas e do Turismo, Adilson Júnior. Assim como, a procuradora-geral do Estado, Aparecida Gama; o assessor especial do Governo, Carlos Cauê, o deputado federal, Valadares Filho, o deputado estadual, Luciano Pimentel, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Ailton Martins, os ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e de Estância, José Nelson de Araújo; os presidentes do Banese, Fernando Mota e da Deso, Carlos Melo e a empresária, Maria Celi.
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe