Um dia após a desocupação do prédio do antigo Hotel Aperipê, na chamda Ocupação Dandara, no centro de Aracaju, muitas famílias ainda ocupam com móveis e pertences as ruas próximas ao edifício.
Cerca de 80 famílias foram desabrigadas neste domingo. Na manhã desta segunda-feira (20), ainda 30 famílias permanecem sem ter onde ficar. O cruzamento das ruas Capela com a rua São Cristóvão foi obstruído para que os populares se alojassem.
De acordo com a representante dos desabrigados, Elisângela dos Santos, a maioria das famílias encontrou um lugar para ficar ou alugou residências. Segundo ela, o município realizou o cadastro dos desabrigados e se comprometeu em oferecer auxílio moradia até o mês de setembro.
De imediato, as famílias aguardam uma ação do Estado para tira-los da rua e levá-los para um abrigo. “Todo mundo está desesperado. Ninguém quer ficar aqui no relento, tomando chuva, pegando sol. Nós queremos um lugar para ficar e até o momento o poder público não fez nada”, afirma Elisângela.
Trânsito
Os motoristas que tentaram transitar pela rua Capela no centro, tiveram que realizar o desvio pela rua Geru. Já o acesso à rua São Cristóvão foi interferido pela rua Santo Amaro. Equipes da SMTT estão trabalhando por toda região para organizar e orientar os condutores.
Nota
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informa que já realizou o cadastro das famílias que se encontram no antigo Hotel Aperipê, na Ocupação Dandara, para a concessão do auxílio-moradia. Esclarece, porém, que, para o requerimento do auxílio, é necessário que as famílias procurem casas para alugar e levem a documentação necessária para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gonçalo Rollemberg Leite, onde será requerido o benefício. A Semfas informa ainda que estas informações foram dadas aos moradores do prédio há cerca de oito dias, na ocasião do cadastro, e, que apenas a partir do requerimento, é concedido o aluguel social. Das famílias cadastradas, apenas uma família foi à unidade para requerer o benefício. As famílias da Dandara receberão o auxílio-moradia até que sejam inseridas em programas de habitação popular.
Com informações do A8SE