Cerca de 3.500 novos empregos serão ofertados à população da 4º cidade mais antiga do Brasil. Numa parceria pioneira, firmada entre a Prefeitura de São Cristóvão e a Multinacional Atento, uma nova empresa de Call Center será construída no município, proporcionando oportunidades de trabalho, renda e melhorias à qualidade de vida dessas famílias. As negociações, que já vem sendo realizadas há um ano e meio, foram finalizadas no início deste mês. No último dia 02, representantes da empresa entregaram protocolo de intenções com todo o projeto para construção do prédio, cujas obras devem ter início em breve.
O recrutamento dos primeiros funcionários deve começar ainda este ano, mais especificamente no mês de dezembro, garantindo um final de ano mais feliz à população de São Cristóvão. “Quando decidimos atrair as atenções dos empresários da Atento para o município nosso objetivo era garantir empregos dignos e oportunidades de crescimento para a população. Agora, vendo esse sonho se realizar, nós enquanto gestão, não poderíamos estar mais satisfeitos, pois percebemos o quanto o nosso trabalho fará diferença na vida dessas pessoas e trará melhorias financeiras e sociais”, comenta o Prefeito Jorge Eduardo Santos.
Além dos milhares de empregos diretos que serão gerados, com a instalação da empresa na cidade, o comércio e a prestação de serviço nas redondezas serão naturalmente estimulados impulsionando os mais variados setores da economia. “Não são apenas as vagas trazidas por essa nova empresa que trarão novas possibilidades de emprego e renda, a chegada dela faz com que várias pessoas enxerguem possibilidades de crescimento profissional. É uma sequência de melhorias de vida enorme para os cidadãos”, ressalta o Prefeito.
Grande incentivador da gestão, Armando Batalha foi responsável pela chegada da empresa ao município e se mostrou extremamente realizado em poder trazer mais esse benefício às famílias sancristovenses. “Fico muito feliz e satisfeito em poder presenciar um momento histórico como esse. Tive a oportunidade de ver esse sonho tomar forma, pois há quase dois anos estamos batalhando para que ele se torne realidade. Trabalhar em ações voltadas a conquistas de benefícios para a população de São Cristóvão para mim é um prazer, ainda mais quando essas ações conseguem mudar a vida de tantas pessoas. A contratação de mão de obra local foi uma exigência, pois entendemos que a prioridade deve ser dada à população de São Cristóvão”, afirma Batalha.
O Procurador Geral do Município, Danniel Alves, participou da reunião onde o projeto foi apresentado e elogiou a iniciativa da gestão municipal. Para o procurador a Atento é uma empresa moderna e proporcionará à população sancristovense muitos avanços quando se instalar definitivamente. “Todos os contratados terão um respaldo e atenção diferenciada quando começarem a trabalhar, pois através de seus setores de acompanhamento médico, psicológico, por exemplo, a Atento irá garantir o bem estar desses colaboradores. Não estamos trazendo uma empresa que irá gerar três mil empregos provisórios, mas sim uma que tem o plano de fidelizar o empregado e oferecer oportunidades de crescimento a eles”.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Evaldo Santos, que participou da reunião com os vereadores da bancada de situação, destacou o papel do Legislativo em mais essa conquista para a cidade. “Aprovamos o projeto de isenção fiscal com o apoio dos 10 parlamentares da situação, dando condições para que São Cristóvão atraísse esse importante investimento que era disputado por outros municípios”, ressalta Evaldo.
A empresa
Com mais de 95 mil colaboradores e atuando há cerca de 15 anos no mercado brasileiro de Call Center a Atento é líder no segmento e possui políticas de gerenciamento de pessoal que priorizam a valorização e o crescimento profissional de seus colaboradores. De acordo com a diretora de Relações Institucionais e Governamentais, Sílvia Kang, os jovens são o foco de trabalho da empresa, que capacita essa mão de obra ainda inexperiente para ingressar no mercado de trabalho. “Os jovens, em especial as mulheres, compõem quase que integralmente nosso quadro de funcionários. Essa preferência é justamente pensada para proporcionar experiência, através do primeiro emprego e estimulá-los a evoluir, trabalhando e estudando”, explica.
Sílvia relata ainda a funcionalidade dos horários de serviço ofertados pela empresa a fim de proporcionar o tempo necessário para que os colaboradores não abandonem os estudos. “Nós adequamos os nossos horários de funcionamento justamente para isso. São seis horas de trabalho seguidas, ou seja, eles terão a flexibilidade de poder adequar os seus horários de trabalho e estudo. Sabemos da importância que esse primeiro emprego tem para esses jovens, pois eles geralmente são filhos que estão começando a ajudar na renda de suas famílias, mas nosso objetivo é a evolução deles e por esse motivo estimulamos tanto a educação”, complementa.
Mas os pais e mães de família também terão um lugar especial para preencher as vagas disponibilizadas pela empresa no município. “Queremos qualificar pessoas, mas também temos uma atenção especial com aquelas acima de 45 anos, pois elas enfrentam uma grande dificuldade de retornar ao mercado de trabalho por conta da idade. Com um mercado mais fechado muitos desejam voltar a trabalhar e nós queremos abrir essa porta, pois sabemos que eles tem muita experiência a nos acrescentar. Além é claro de oferecermos para essas pessoas várias vantagens e benefícios, fatores estes muito atrativos para quem é pai ou mãe de família”, acredita Sílvia.
Ainda preocupada em proporcionar oportunidade de trabalho para as mães do município a gestão municipal priorizou atrair para São Cristóvão uma empresa preocupada com essa questão social tão importante. “Fechamos uma parceria com a prefeitura e serão disponibilizadas vagas à todas as funcionárias com filhos em idade de creche. Dessa maneira nossas colaboradoras terão um local seguro para deixar seus filhos enquanto estão trabalhando”, justifica. Ainda no aspecto social prioritário uma atenção especial será direcionada às classes C e D. “Isso por que elas ainda possuem uma grande necessidade de capacitação e qualificação profissional. Queremos fortalecer a economia local e isso gera um impacto muito forte na cidade economicamente falando. Toda a redondeza acaba sendo afetada”, finaliza Sílvia.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa