A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nos dias 17 e 18 deste mês a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Itaporanga. Com o tema ‘Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro’, a Conferência teve sua abertura no Auditório Municipal, já os grupos de trabalho foram realizados no Colégio Estadual Felisbelo Freire.
A abertura do evento contou com a participação do Grupo de Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal da Assistência Social. As apresentações musicais foram acompanhadas pelo maestro Ítalo Raunir, que cantou o Hino Nacional Brasileiro.
A Conferência é promovida com o objetivo de divulgar a Política Nacional de Saúde, criando um ambiente participativo para fortalecer as discussões entre os setores público e privado. A 3ª edição da Conferência Municipal de Saúde acontece em consonância com a 3ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada entre os dias 23 e 26 de novembro, em Brasília, cujo tema principal é Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro.
Entre os temas que foram abordados pela Conferência Municipal de Saúde destaques para o fortalecimento da participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade, além da universalidade, integralidade e equidade do SUS, entre outros.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Elisônia Moura Lisboa, um dos objetivos da Conferência é avaliar a saúde pública no município e propor alterações que visem melhorar ainda mais a saúde, proporcionando qualidade de vida para o povo itaporanguense.
“No campo da saúde, a gestão da prefeita Gracinha tem muitos objetivos, como, por exemplo, abrir caminhos para que as pessoas entendam os deveres enquanto cidadãos para alcançarmos uma saúde pública ainda melhor. Ou seja, cada um colaborando com a gestão pública de Itaporanga para alcançarmos nossos objetivos. E a Conferência Municipal de Saúde tem por finalidade avaliar a situação da saúde em nosso município, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do plano plurianual, incluindo os planos municipais, estaduais e nacionais”, pontua a secretária.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), a participação da população é indispensável na construção de ideias e projetos. Ela avalia a Conferência como um avanço na elaboração das políticas de saúde pública.
“A saúde é uma área prioritária em nossa administração. Melhoramos muito o atendimento ao público, oferecendo mais médicos e especialistas e reformando e ampliando os postos de saúde. É certo que ainda temos problemas, mas é inegável que a saúde em nosso município avançou bastante. E essa Conferência tem o objetivo de debater com o povo de Itaporanga as políticas públicas para a área da saúde que nos ajudem a oferecer um serviço de qualidade ainda melhor para a nossa gente”, destacou a prefeita.
A médica sanitarista Joélia Silva Santos, ex-secretária de Estado da Saúde, participou da Conferência na condição de palestrante. Ela abordou o tema: saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. A especialista em saúde pública reconheceu os esforços da gestão municipal para oferecer saúde de qualidade ao povo de Itaporanga.
“A gente precisa entender que saúde pública é uma obrigação de todos nós e não apenas de um ente federativo. Os municípios precisam de mais recursos para oferecer uma saúde pública de qualidade e que seja capaz de atender as demandas da população que aumenta a cada ano. E reconheço os esforços que a prefeita Gracinha tem feito para oferecer a melhor saúde possível ao povo de Itaporanga. Tenho visto também o empenho da competente secretária Elisônia nesta pasta que é tão complexa e difícil de administrar. Por isso, acho muito importante essa Conferência, que abre espaço para que gestores e população possam construir uma saúde melhor para todos”, defendeu.
A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos e reúne representantes de vários segmentos sociais. Os debates foram essenciais nas edições anteriores do evento para a efetivação de resultados importantes na melhoria e na qualificação de serviços prestados à população sob a gestão da Secretaria Municipal da Saúde.
A Conferência teve, ainda, a finalidade de avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do plano plurianual, incluindo os planos municipais, estaduais e nacionais. Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social, e Financiamento do SUS foram algumas das temáticas discutidas na Conferência.
Além da prefeita Gracinha e da secretária Elisônia Lisboa, o evento contou ainda com a participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luísa Mateus Santos, que abriu oficialmente a Conferência, da secretária executiva do Conselho Municipal da Saúde, Daniella Hora, que fez a leitura do Regimento Interno da Conferência, do secretário do Conselho Estadual de Saúde, Heitor Freitas de Andrade, e da ex-secretária estadual da Saúde, Joélia Silva Santos, palestrante da Conferência.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
TDantas Comunicação