A Promotoria de Justiça da Comarca de Itabaianinha, após analisar o Inquérito Policial nº 201570090078, ofereceu, no último dia 12 do mês corrente, denúncia em face dos treze integrantes da quadrilha que, no dia 1º de maio de 2015, roubou e matou o ex-prefeito de Itabaianinha, Joaldo Lima de Carvalho, conhecido por Joaldo da Laranjeira.
A quadrilha invadiu a fazenda localizada no Povoado Vermelho, em Itabaianinha, fez reféns, o ex-prefeito e alguns funcionários. Depois disso, espancaram Joaldo das Laranjeiras e o alvejaram com um tiro de espingarda que pertencia à própria vítima.
De acordo com a Promotoria, o crime, praticado com extrema violência e crueldade, teve grande repercussão social, inclusive com veiculação na mídia estadual, já que a vítima, Prefeito da Cidade por três vezes, era pessoa pública e conhecida por ter feito diversas benfeitorias em prol da população itabaianinhense. Autoridades e conhecidos de Joaldo das Laranjeiras cobraram a identificação e responsabilização dos envolvidos no latrocínio e o MP, juntamente com a Delegacia de Polícia de Itabaianinha, providenciaram as investigações.
De acordo com a Denúncia, os integrantes da quadrilha, se uniram a um ex-vaqueiro da fazenda, fornecedor de informações sobre o local e sobre a vítima, planejaram e executaram os roubos e o homicídio.
O MP requereu a conversão das prisões temporárias em preventivas e, individualizando a conduta dos denunciados, requereu as condenações por vários crimes, dentre os quais os previstos nos artigos 288, parágrafo único (formação de quadrilha ou bando armado) e 157, § 3º (roubo qualificado pelo resultado morte) e 1º, I, a, da Lei 9.455/97 (tortura) levando-se, também, em consideração as outras vítimas.
Fonte: MP/SE