O comando da Polícia Militar (PM) do Estado do Rio de Janeiro determinou hoje (8) o cancelamento do concurso interno da corporação para o curso de formação de sargentos feito ontem (7) no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, na zona norte da cidade. A decisão foi tomada após a divulgação de gravações em vídeo postadas nas redes sociais mostrando irregularidades na organização do exame em que aparecem vários candidatos passando mal por causa do calor. Alguns chegaram a desmaiar. Eles relataram, inclusive, que foram proibidos de deixar o local pela organização.
Em nota oficial, a Polícia Militar informou que o relatório preliminar, do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (Cfap), constatou que houve falhas na fiscalização durante a aplicação da prova, além da inadequada exposição ao sol de alguns candidatos que estavam no setor sul do estádio. Ainda segundo a nota, pela importância do concurso, o comando planeja outro exame em breve, para cumprir o cronograma, que prevê o início do curso para agosto deste ano.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, aprovou o cancelamento e manifestou preocupação com o que ocorreu. “Eu havia pedido para analisar o caso com a Secretaria de Segurança, desde ontem, quando começaram a chegar os vídeos pelas redes sociais. A secretaria se reuniu e cancelou essa prova, era realmente o mais provável”, disse.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Brasil