A prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (21), para debater a elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento foi realizado na Igreja Presbiteriana das Missões e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, incluindo alunos, professores e representantes da sociedade civil organizada.
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014 pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, determina que Estados e Municípios elaborem, discutam e aprovem os seus Planos de Educação, alinhando as diretrizes, metas e estratégias do PNE.
Nesta perspectiva, o Município de Itaporanga, como os demais entes federados, elaborou e está em constante processo de ampla discussão com a sociedade de Itaporanga. Para fechar os ciclos de discussões acerca do referido Plano, Audiências Públicas estão sendo realizadas para discutir o Plano Municipal de Educação, que será coordenado pelo Conselho Municipal de Educação.
A secretária municipal da Educação, Doralice Alfano, que coordenou o evento, agradeceu o apoio dos alunos, professores, diretores e sociedade civil organizada na construção do PME.
“Esse Plano de Educação é muito importante para que a gestão municipal, professores, alunos e a comunidade em geral debatam e tragam ideias e propostas que visem melhorar ainda mais a nossa educação. Tenho certeza que juntos vamos construir um Plano de Educação capaz de atender as principais demandas da comunidade escolar e, com isso, tornar a educação em Itaporanga cada vez mais participativa e de qualidade”, discursou a secretária.
Para a prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (Gracinha), as audiências públicas democratizam a educação e possibilita a participação da sociedade na construção de uma educação mais democrática e de qualidade. A prefeita também destacou os avanços na educação municipal.
“É muito importante a participação da comunidade escolar e de toda a sociedade na discussão desse projeto que tem um significado muito importante para todos nós. A nossa gestão tem tido uma atenção muito grande com a educação. Já reformamos dezenas de escolas e adquirimos novas carteiras escolares para oferecer mais conforto para nossos alunos e professores. Além disso, a nossa gestão oferece merenda escolar de qualidade, sempre com acompanhamento de nutricionista. Também estamos discutindo com o Sintese o reajuste do piso dos professores para este ano. Estamos sempre de portas abertas e dialogando com a categoria de forma respeitosa. E com a implantação do Plano Municipal de Educação tenho certeza que avançaremos ainda mais”, salienta a prefeita.
O debate para elaboração do Plano Municipal de Educação se estende até amanhã.
Palestra
O evento contou com palestra da professora Jucileide Dias dos Santos Aragão, licenciada em Física pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Ensino da Ciência e da Natureza. Ela, que também é coordenadora Estadual da Rede de Assistência Técnica para Elaboração dos Planos da Educação SASE-MEC, falou sobre “A importância do PME para a Educação do Município”.
Presenças
Além da prefeita Gracinha e da secretária Doralice Alfano, a Audiência Pública contou ainda com a participação de Márcio Travassos Santos, presidente do Conselho Municipal da Educação; Márcia Pereira, coordenadora para elaboração do PME; Wilson Menezes Hora, diretor do Sintese; Jane Neire Dionísio Santos Viana, representante dos gestores municipais; Diego Lucas Costa Lima, representante dos alunos; Antônio Geraldo Santos Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana em Missões; Antônio Pedro, secretário do Controle Interno; Francinaldo Alves, secretário do Esporte e da Juventude; Alberto Oliveira, secretário adjunto do Governo, e Braúlio Lima, coordenador de Cultura.
Também prestigiaram o evento os vereadores: Renatinho de Zé de Lili, presidente da Câmara Municipal, Marize da Mata, Tonho de Luquinha e Marcelo Anchieta.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
TDantas Comunicação e Marketing