O prático Zé Peixe teve sua história eternizada no estado. O sergipano nomeia o espaço inaugurado na tarde desta terça-feira, 19, pelo governador Jackson Barreto. O local reúne peças artísticas que remetem a vida da figura sergipana, e ainda traz um pouco da culinária e artesanato de Sergipe. Um barco, um grande tototó e um monumento da personalidade histórica marcam a decoração do novo ponto turístico.
Com investimento de R$ 1.268.361,98, o Espaço Zé Peixe está abrigado em frente ao rio Sergipe, onde antigamente funcionava o Terminal Hidroviário. O novo cartão postal sergipano reúne vários ambientes em um só lugar. São lojas, restaurantes e um espaço de contemplação a natureza. De lá é possível avistar a Barra dos Coqueiros e também barcos pesqueiros, que diariamente navegam pelas águas calmas do rio.
Para o governador Jackson Barreto, o lugar deve ser lembrado como um espaço de memória, para que as futuras gerações jamais esqueçam da história de Zé Peixe. “A figura dele é emblemática e popular do povo sergipano. Zé é um prático que dedicou sua vida inteira a trazer e levar navios. É um homem que ajudou muito ao nosso estado. Nada melhor que homenagear quem dedicou sua vida ao mar e rio”, destacou.
Sobre a importância do novo espaço, o governador comentou que este deve deve ser um ponto de alegria e convivência, e que este foi mais um passo dado com o intuito de fortalecer o turismo e revitalizar o Centro de Aracaju. “Que esse espaço seja um marco na história da cidade. É um ponto feito com muito carinho para nossos turistas e sergipanos, que terão restaurantes, lanchonetes, ponto do Banese e Núcleo de Trabalho. Nada melhor que inaugurar um espaço em frente ao rio Sergipe, que, sem dúvida alguma, vai agradar aos turistas. Quem vier pode sentar, tomar um café e olhar para o rio Sergipe de forma poética e bucólica”, pontuou.
Com dois pavimentos, o novo ponto turístico tem em seu primeiro andar três jardineiras com bancos. Os pergolados também marcam presença, mas o destaque fica para a estátua de bronze de José Martins Ribeiro Nunes, o popular Zé Peixe. Além disso, lojas de artesanato, balcão de informações, administração e banheiros fazem parte da estrutura do local. Isso tudo com total acessibilidade para pessoas com deficiência, que podem circular tranquilamente pelo Espaço Zé Peixe.
Para a aracajuana Simone Menezes, o local pode ser definido como aconchegante. Ela acredita que a localização é privilegiada, pois está na área central da cidade e próximo a outros pontos turísticos. “Achei maravilhoso. A vista é demais. Dá para ver a ponte Aracaju/ Barra e Atalaia Nova. Pretendo trazer minha família, com meus dois filhos, e também as pessoas de fora que vierem”, comentou.
José Correio Dantas também participou da inauguração e disse estar satisfeito com o que viu. “O espaço é muito bonito. Se estivesse vivo, Zé Peixe ia gostar da homenagem, que está a sua altura. Aprovei a decoração, o monumento e também o barco. Está tudo muito bonito e bem feito”, relatou, acrescentando que sente muitas saudades do prático.
Zé Peixe
Homem humilde, de braçadas fortes e dedicado ao trabalho. É essa a imagem que familiares, amigos e pessoas que conheceram Zé Peixe guardam dele. De acordo com a sobrinha, Luiza Nunes, o prático contribuiu para o desenvolvimento econômico do Estado. “Meu tio foi uma pessoa simples, que tinha relação muito próxima com os mais humildes. Ele era uma pessoa muito querida pelo povo sergipano. Acho que, de onde ele estiver, vai estar muito feliz”, relatou, agradecendo pela homenagem prestada a família.
Muito emocionada, a irmã de Zé Peixe, Rita Nunes, destacou o quanto estava feliz por participar da inauguração. Ela relembrou a cumplicidade que havia entre eles e disse que sentia muito a sua falta. “Meu irmão merecia muito esta homenagem. É a coisa mais linda que já fizeram para ele”, acrescentou.
A secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Marta Leão, relembrou um pouco da história de José Martins Ribeiro Nunes, pontuando que, ao longo dos anos, ele foi agraciado com várias comendas e medalhas. “Zé Peixe foi admitido pela Marinha como prático e chegou a nadar mais de 13 km por dia, abrindo caminhos seguros para a entrada do progresso de nosso estado”, disse. Sobre o novo espaço, ela comentou que a intenção é revitalizar e fortalecer o comércio de Aracaju.
Yvone Mendonça de Souza afirma ser uma apreciadora da história de Zé Peixe. Para ela, o prático vive no imaginário do povo sergipano e se destaca pela generosidade e competência. A ex-aluna da mãe de José Nunes também comenta que o personagem da história da Marinha nacional serve de exemplo para a juventude, por ter efetuado um trabalho único no país.
O capitão dos Portos de Sergipe, comandante Clésio Misson Penoni, também destacou os serviços prestados por Zé Peixe a Marinha, e disse que era uma honra para a organização militar estar presente neste momento.
Obra
A obra teve investimento de R$ 1.268.361,98 e os recursos foram provenientes do Programa Sergipe Infraestrutura – BNDES. A realização é da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Para funcionar, o espaço seguiu as recomendações contra incêndio, e recebeu banheiros, rampas e elevador destinados a pessoas com deficiência.
O projeto arquitetônico foi de responsabilidade de Murilo Guerra, enquanto a estátua e os painéis foram produzidos pelo escultor mineiro Léo Santana e artista plástico Elias Santos, respectivamente. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ideia era fazer um projeto que dialogasse com o estuário do rio Sergipe. “A proposta é contemplar o rio e lembrar esse herói popular”, resumiu.
Presenças
Estiveram presentes na inauguração os familiares de Zé Peixe; vice-governador, Belivaldo Chagas; diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta; o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; os secretários de Agricultura, Esmeraldo Leal, Cultura, Elber Batalha, Comunicação, Sales Neto, Segurança Pública, Mendonça Prado, Turismo, Adilson Júnior; o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo; o superintendente executivo da Seinfra, Ubirajara Barreto; o coordenador de Direitos Humanos, Antônio Bittencourt; o deputado estadual Garibalde Mendonça; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dória; ex-prefeito de Estância Ivan leite; diretor-presidente do DER, Antônio Vasconcelos; o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo; arquiteto Murilo Guerra; presidente do Banese, Fernando Mota; reitor da Unit, Joubert Uchôa; diretor do Espaço Zé Peixe, Paulo Mendonça; ex-prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe