Os professores da rede estadual de ensino entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (18). Segundo a categoria, o Governo do Estado de Sergipe não garante os direitos da classe.Eles estão reunidos em frente ao Palácio dos Despachos, em Aracaju.

Centenas de professores estão reunidos em frente ao Palácio dos Despachos, em Aracaju, aguardando diálogo com o governador (Foto: Reginaldo Rodrigues / TV Sergipe)
Segundo o De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe, 12 mil professores estão mobilizados e aproximadamente 140 mil alunos vão ser prejudicados com a greve.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sintese, a greve começou porque eles pediram o reajuste de 13,01% e o Governo de Sergipe só chegou a pagar esse valor para 40 professores que possuem o nível médio. Então quem tem nível superior não recebe o aumento.
Os professores aprovaram a greve em uma assembleia na última quarta-feira (13). Entre os motivos que aprovaram a greve estão: a busca pelo reajuste de 13,01%; mais segurança nas escolas; reformas nas escolas estaduais; além de ser contra a municipalização do ensino.
Eles aguardam um diálogo com o governador Jackson Barreto e vão se reunir mais uma vez na quarta-feira (20) para fazer uma avaliação da paralisação.
No ano passado, os professores conseguiram um reajuste de mais de 8% e chegaram a ficar 20 dias letivos em greve.
Com informações do G1, em Sergipe