A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que a obra de conclusão da adutora que se rompeu está 60% concluída. Segundo o órgão estadual, o prazo para a entrega da obra pronta está mantido para a sexta-feira (15).
“60% da obra já está concluída porque nós já acertamos toda a tubulação e as interligações estão em fase avançada. Acredito que o prazo que nós divulgamos inicialmente para concluir esta obra até sexta-feira (15) será mantido”, afirma o diretor de operações da Deso, Silvio Múcio Farias.
Aproximadamente 100 homens se dedicam à construção que acontece no KM 77 da BR-101 em Laranjeiras, local onde a ponte que sustentava a adutora desabou no sábado (9). A Petrobras, Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Federal e a Deso trabalham juntas em uma força-tarefa criada para a obra emergencial.
Falta de Manutenção
Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA), Arício Rezende, a ponte estava sem passar por manutenção há cerca de 20 anos.
Com a queda, a tubulação de água de duas adutoras do Rio São Francisco foi rompida e deixou Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão sendo abastecidos com apenas 30% da água necessária para a demanda. A Deso adotou um rodízio de abastecimento que afeta cerca de 1 milhão de pessoas. As aulas nas escolas municipais da capital e estaduais foram suspensas até que a situação seja resolvida.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Clique aqui e assista o vídeo da matéria
Do G1 SE