Acontece neste sábado,9, a abertura oficial da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o Dia D da Vacinação. A abertura oficial em Sergipe será no município de Laranjeiras, às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família Antônio Menezes Leite, localizado no conjunto Manoel do Prado Franco, e contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, José Sobral.
Em Sergipe, a Campanha iniciada no último dia 4 vai até o dia 22 de maio e tem como objetivo imunizar 326.900 pessoas, o que representa 80% da população alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, indivíduos com mais de 65 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
Nos últimos anos, Sergipe tem alcançado a meta de vacinação do Ministério da Saúde (MS). Entre 2010 e 2014, as coberturas vacinais foram respectivamente 84,17%, 84,32%, 86,28%, 86,52%, 83,36%.“A vacinação contra a gripe é para reduzir as complicações, internações e mortalidade por consequência da doença. Todas as 350 unidades de saúde de Sergipe estarão abertas no Dia D da Vacinação. Almejamos que todos os municípios façam a busca ativa da população alvo, disponibilizando as doses em locais distantes e de difícil acesso. Os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem solicitar a aplicação da dose em casa”, afirma a gerente do programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.
Ainda de acordo com a gerente, até o encerramento da campanha, a SES almeja que todos os municípios alcancem a meta. “As pessoas não podem perder tempo e devem procurar os postos de vacinação mais próximos. O papel do Estado é fazer a distribuição a todos os municípios para que cada unidade fique plenamente abastecida. Orientamos cada vez mais os municípios para que intensifiquem as ações de conscientização e convidem seus moradores para que levem seus pais, avós, tios, esposas e filhos até os postos. É preciso cada vez mais conversar com a comunidade sobre a importância da vacinação”, reforça Sândala Teles.
Com essa mudança de estação e de condições climáticas, é preciso que todos fiquem protegidos. Aqueles que têm doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação e os que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina, que é uma ação preventiva e gratuita.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias