Vacinar contra gripe é um importante cuidado para preservar a saúde. Este ano, Aracaju abre a Campanha de Vacinação Contra Gripe no dia 4 de Maio. Além da oferta em todas as Unidades de Saúde da Família, no horário das 7h às 17h, a população também terá acesso à vacina no período da noite, procurando qualquer uma das nove unidades que funcionam em horário estendido, das 17 às 20h.
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde de Aracaju, Débora Moura, reforça que a Campanha é importante e precisa da adesão da população. “Muitas pessoas subestimam o perigo que a gripe representa. Mas, de fato, o vírus da gripe, seja o H1n1 ou o H2n2, tem sido motivo de complicações, internações hospitalares que podem até mesmo levar a óbitos de gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias”, alerta.
A meta de 2015 é imunizar 124.594 mil pessoas contra gripe no município. Débora Moura explica que a vacina é eficaz e segura. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas para imunizar o quanto antes. A vacina contra gripe demora 15 dias para começar a surtir o efeito de defesa do organismo. Quanto mais cedo a pessoa é imunizada melhor”, enfatiza, lembrando que o inverno é a estação mais suscetível de circulação do vírus.
A vacina é indicada para público específico da campanha que é gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e puérpera, ou seja, mulheres que deram a luz há 45 dias. Uma novidade é que este ano o Ministério da Saúde também incluiu os agentes prisionais.
Débora Moura destaca que o Município quer atingir melhores índices de vacinação, sobretudo, entre o público de idosos. “Percebemos nos resultados da campanha de 2014 que apenas 72% dos idosos procuraram as vacinas. Agora queremos um resultado melhor, por isso, pedimos também a colaboração de todos, seja os amigos, os cuidadores, os filhos ou os parentes mais próximos de pessoas maiores de 60 anos para que estimulem ou mesmo levem os idosos para tomar a vacina”, diz.
“Outro público que também não pode deixar de se prevenir é o das gestantes. Lembramos na pandemia do vírus H1n1 que aconteceu no ano de 2010, a gestante foi o grupo que mais morreu por conta de complicações da gripe”, enfatiza Débora Moura.
Confira quais são as Unidade de Saúde que abrem até as 20h, possibilitando também a oferta de vacinas à noite:
USF José Augusto Barreto (Avenida Euclides Figueiredo, S/N – bairro Japãozinho)
USF José Machado de Souza (Rua Major Aureliano, nº100 – bairro Santos Dummont)
USF Hugo Gurgel (Rua Renato Fonseca Oliveira, S/N – bairro Coroa do Meio)
USF Onésimo Pinto (Avenida Radialista José Silva Lima, S/N – bairro Jardim Centenário)
USF Celso Daniel (Travessa 5, S/N, Conjunto Padre Pedro – bairro Santa Maria)*atendimento até as 19h.
USF Augusto Franco (Rua H5, S/N – Conjunto Augusto Franco)
USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara, S/N – bairro América)
USF Carlos Fernandes de Melo (Avenida Lamarão, S/N – bairro Lamarão)
USF Dona Sinhazinha (Avenida Hermes Fontes, S/N – bairro Grageru)
Fonte: Asscom SMS