O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), através de sua presidente, enfermeira doutora Maria Cláudia Tavares de Mattos informa que devido ao estado em que se encontrava o serviço de Enfermagem do Hospital e Maternidade Santa Cecília, na cidade de Aquidabã, foi tomada a decisão pela Interdição Ética no Serviço de Enfermagem.
Convém esclarecer, que conforme a Decisão nº 09/2015, tão somente o serviço de Enfermagem foi suspenso, mantendo-se o atendimento de emergência, que é o risco iminente de morte. Para tanto, o Coren/SE seguiu os trâmites legais que foram iniciados desde sua fiscalização em 2012, quando foram detectados pontos para serem ajustados a fim de manter o serviço de assistência à saúde com qualidade e segurança.
Após cada diligência realizada, o Coren/SE informou ao Hospital e Maternidade Santa Cecília das irregularidades encontradas, através do envio dos relatórios de fiscalizações. Contudo, a gestão do Hospital e Maternidade não atendeu às solicitações da Autarquia, para que fizesse adequação às exigências legais.
Assim, com o objetivo de melhorar a assistência da enfermagem e assegurar que estes profissionais possam trabalhar com garantia em suas atribuições, o Plenário do Coren/SE se viu obrigado a fazer a referida interdição, zelando pela qualidade do serviço de saúde ofertado à população.
A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Silvia Fontes esteve no dia 13 de abril, na sede do Coren/SE para conversar com o intuito de conhecer do processo, a fim de divulgar entre seus pares parlamentares e para a sociedade sobre a real situação do Santa Cecília.
Neste mesmo dia, a Deputada convidou o Coren/SE para estar presente no hospital, juntamente com uma Comissão de Parlamentares, acompanhando uma fiscalização diretamente realizada pelos deputados e demais autoridades convidadas. Esta vistoria foi cancelada sem uma comunicação oficial ao Conselho de Enfermagem de Sergipe, que todavia segue no monitoramento da Interdição Ética, já que o papel do Regional é acompanhar o cumprimento das legislações pertinentes à Enfermagem.
Fonte: Coren/SE