Durante reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), em Brasília, o Promotor de Justiça de Sergipe e Ex-Procurador-Geral, Orlando Rochadel Moreira, foi escolhido para ocupar uma das três vagas destinadas aos MPs no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “É uma vitória do MP de Sergipe e de nossos representantes”, comemorou o novo Conselheiro.
Além de Rochadel, compõem a lista tríplice de Conselheiros, Marcelo Ferra, Promotor de Justiça de Mato Grosso, e Fábio Bastos Stica, Ex-Procurador-Geral de Roraima. Concorriam aos cargos 15 membros de MPs escolhidos em seus Estados de origem.
Segundo o Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, José Rony Silva Almeida, Dr. Rochadel vai representar muito bem o MP de Sergipe no CNMP. “Tenho certeza que Rochadel engrandecerá o CNMP. Ele é um profissional de grandes qualidades. Vamos trabalhar juntos pelo aprimoramento e construção de um MP cada vez melhor”, disse o PGJ.
Rochadel foi Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos e comandou, com zelo, ética e visão futurista, o MP de Sergipe. Na Presidência do Grupo Nacional de Direitos Humanos – GNDH, o Promotor Sergipano desenvolveu Projetos que favoreceram o crescimento dos valores humanos e propiciaram a construção de princípios morais, éticos, sociais, espirituais e de fraternidade.
“É muito importante que o MP de Sergipe tenha um representante no Conselho Nacional porque Sergipe pode contribuir muito para o aprimoramento da Instituição”, afirmou Dr. Rochadel. Ao falar da sua trajetória profissional, o ex PGJ manteve seu compromisso: “zelar pelo nome do MP e sua autonomia, mantendo o diálogo aberto com todos os Poderes e as demais Instituições”, salientou.
A lista tríplice segue agora para o Senado Federal, onde ocorrerá a sabatina dos eleitos . Ao serem confirmados pelos senadores, primeiro na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e depois em votação no Plenário da Casa, os nomes seguem para sanção da Presidência da República. Os três eleitos e, posteriormente confirmados, assumem como representantes dos Ministérios Públicos dos Estados no CNMP para o mandato 2015-2017.
Fonte: Ascom MPE/SE