Após a divulgação no final do mês de março, do segundo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a Saúde de Aracaju solicitou o carro fumacê ao Estado, para circular no bairros onde foram registrados o maiores índices de infestação. A partir desta segunda-feira, 13, o veículo de aplicação de inseticida começa a circular em cinco bairros da capital: Aeroporto, Atalaia, 18 do Forte, 17 de Março e Pereira Lobo.
O veículo irá circular no começo da manhã e no final da tarde, horários apontados como mais propícios, quando os insetos costumam circular. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Taíze Cavalcante, foi feita a solicitação para 23 bairros da capital sergipana. “Todos os 23 bairros serão contemplados com a aplicação do inseticida, tomando como referência o grau de infestação mostrado no último Levantamento Rápido do índice de Infestação do Aedes aegypti, além do número de incidências da doença no local, e o histórico de proliferação”, afirmou.
Taíze Cavalcante ainda reforça que é necessária a colaboração dos moradores para que a ação possa ter êxito. “Pedimos aos residentes dessas localidades que receberão o fumacê, que abram as portas e janelas, para que o material possa circular e assim matar os mosquitos adultos, lembrando que os focos e larvas dentro de casa precisam ser exterminados pelo morador, e que o fumacê acaba apenas com o mosquito adulto”, enfatizou.
Fonte: PMA