A insegurança no campo com os roubos de gado, assaltos em fazendas, penetração do crack no interior tem assustado os produtores rurais sergipanos. Para discutir o assunto, a diretoria da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe (Faese/SE) se reuniu com o secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado na tarde de ontem, quarta-feira, 1º de abril, na sede da secretaria.
O presidente da Faese, Ivan Apóstolo Sobral solicitou ao secretário os dados estatísticos sobre roubo de gado no Estado e questionou a situação das investigações dos casos com registro de Boletim de Ocorrência. “O que acontece com esses animais, são abatidos, vendidos vivos, o que está sendo feito efetivamente?”, questionou Sobral.
Ele também relatou ao secretário o trabalho de secretárias de outros estados. “Em alguns Estados, como Goiás e Mato Grosso a Polícia Ambiental foi adaptada para o Patrulhamento Rural. Além de fazer o trabalho ambiental eles ainda fazem rondas por feiras e as regiões mais movimentadas. Em Sergipe pode dar certo um projeto desse modelo”, sugeriu o presidente da Faese/SE.
Quem também participou da audiência foi o criador de ovinos da raça Santa Inês, Daniel Badauê que relatou como ocorreu o furto de 54 animais ovinos em sua propriedade localizada em Itaporanga D’Ajuda. “12 homens encapuzados encostaram um caminhão baú na minha propriedade, renderam os empregados, colocaram os animais no caminhão e até o momento, mesmo tendo feito Boletim de Ocorrência ainda não descobriram nada. Acabaram com um trabalho de genética que fazíamos há 20 anos. Esse tipo de caso vem ocorrendo em outras cidades sergipanas, por isso os produtores rurais clamam por maior fiscalização policial nas pequenas cidades e nas zonas rurais”.
O gerente administrativo do Sistema Faese/Senar, Braúlio Vieira ressaltou a importância da representação genética sergipana. “Hoje o Estado conta com a melhor genética do Brasil. Se continuarmos a ter esse tipo de furto ou de roubos, daqui a pouco não haverá mais material genético em Sergipe”.
O secretário Mendonça Prado esclareceu que mesmo há poucos meses à frente da Secretaria, o trabalho tem sido ostensivo. “O Governo está fazendo altos investimentos em Segurança Pública, e além dos casos de homicídios, roubos e furtos nas propriedades rurais também é uma preocupação nossa. Inclusive temos nos empenhado pessoalmente nesses casos, porque eles assustam muito o povo do interior”, assegurou.
O gestor também tranquilizou a diretoria da Faese/SE. “Posso garantir que está sendo realizado um trabalho de investigação, no entanto, não podemos dar detalhes, para que o trabalho não seja prejudicado”, disse Mendonça Prado.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE), Denio Leite avaliou o encontro como proveitoso. “Nós que representamos os produtores rurais fomos ouvidos e tivemos a oportunidade de escutar o secretário, que nos apresentou dados do trabalho realizado. Com certeza nossa expectativa é que esse trabalho dará bons resultados. Vamos transmitir essas informações aos produtores para que possamos tranquilizá-los”.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa/Faese/SE