A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) já está operando no novo Complexo Regulatório de Sergipe, que funciona no antigo Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), bairro São José, em Aracaju. No local ainda serão agregadas a Central de Regulação de Leitos de Retaguarda para Urgência e a Central Ambulatorial Especializada.
A mudança da Central de Regulação do Samu, que antes funcionava no bairro Siqueira Campos, ocorreu na última sexta-feira (20), quando também foi dinamizado um plano de contingência apto a garantir que a assistência pré-hospitalar móvel não fosse interrompida durante a transferência de materiais e de pessoal. Logo no início da tarde, o ramal 192 passou a receber chamadas no novo prédio.
Com capacidade para manter até 40 profissionais atuantes por turno, a nova Central de Regulação possibilita ao profissional do Samu comunicação direta com todas as Unidades de Suporte Básico (USBs) e Avançado (USAs) distribuídas em todo território sergipano. Além da tecnologia digital, o espaço também recebeu novos mobiliários, computadores e outros equipamentos.
Qualificação
As obras, compra e instalação dos novos equipamentos foram feitas com recursos próprios do Governo de Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), unidade gerenciadora do Samu, sem contrapartida financeira do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, trata-se de uma ação que viabiliza a oferta de um atendimento qualificado à população sergipana. “Prevemos melhores condições de trabalho para equipes de suporte básico, avançado e administrativas do Samu, tendo em vista a busca e o aperfeiçoamento constantes, que resultem especialmente na melhoria da assistência oferecida aos sergipanos”, destacou José Sobral.
Segundo o diretor geral da FHS, Hans Lobo, essa melhoria perpassa a área de infraestrutura, através da promoção de uma nova sede dotada de instrumentos mais eficientes, aptos a dispensar um menor tempo resposta para as ocorrências.
“Temos boas perspectivas para o funcionamento do novo Complexo Regulatório do Estado de Sergipe, através da proximidade entre o Samu 192 Sergipe e o Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau), o que impulsionará os atendimentos de urgência e emergência no Estado de Sergipe”, ressaltou Hans Lobo.
Infraestrutura
Em menos de 20 minutos de trabalho na nova Central de Regulação do Samu, a médica Glícia Caroline Andrade atendeu a duas ocorrências e aprovou a estrutura que foi apresentada aos profissionais.
“Em pouco tempo de trabalho nesse novo local já deu para perceber que a estrutura é bem melhor. Temos computadores e rádios mais modernos, além de uma relação de maior proximidade com o Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Tarm) e Rádio Operadores (RO). Tudo isso facilita o nosso trabalho, tanto que todos estão animados com a nova sede”, disse a médica.
Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, a estrutura adquirida é um marco para saúde pública de Sergipe.
“Essa estrutura é um grande salto de qualidade para o atendimento pré-hospitalar móvel do Estado. Implantamos a Central de Regulação de Urgência (Samu 192 Sergipe) em um ambiente mais confortável, silencioso, cujos rádios funcionam com frequência digital e operado por computadores. Passamos a ter dois servidores com o software do Samu para que o serviço seja ininterrupto. Outras Centrais serão agregadas nesse prédio para garantir o acesso universal da população ao sistema de saúde”, garantiu a gestora.
Fonte: FHS