O projeto Tamar completa 35 anos nesta sexta-feira (13), e para comemorar a data especial, várias ações serão realizadas a partir das 17h na região dos lagos da Orla da Atalaia, onde fica localizado o Oceanário de Aracaju, base do Tamar em Sergipe . A principal atividade será a soltura de filhotes de tartarugas na areia da praia.
“A soltura das tartarugas representa o início de um novo ciclo, começamos soltando dois mil filhotes e hoje soltamos anualmente 20 milhões, ou seja, um grande passo foi dado”, ressalta Augusto Cézar, coordenador do projeto Tamar em Sergipe.
Atividades culturais também serão realizadas para comemorar a data. Segundo Augusto Cézar Coelho, grupos folclóricos, teatrais e musicais irão se apresentar no local. O barco de fogo de Estância, símbolo da cultura popular de Sergipe, vai ganhar espaço nas comemorações, ele vai percorrer a região dos lagos durante a noite.
Os turistas ficam encantados com as instalações do Oceanário de Aracaju. Rosano trouxe toda a família para conhecer a diversidade das espécies marítimas que habitam o litoral do Brasil.
“Aqui encontramos a diversidade de várias espécies marinhas, temos as tartarugas, muitos peixes e até tubarões. Apresentar isso para as minhas filhas é uma satisfação pessoal”, disse encantado o turista de Santa Catarina, Rosano Kammers.
No Nordeste brasileiro é possível observar a presença de cinco espécies de tartarugas (a verde – Chelonia mydas , cabeçuda – Caretta caretta, de pente -Eretmochelys imbricata, oliva – Lepidochelys olivacea e de couro – Dermochelys coriacea, todas elas ameaçadas de extinção.
O Oceanário de Aracaju é o primeiro do nordeste, recebe por mês cerca de 10 mil visitas, ele foi inaugurado em junho de 2002 e tem capacidade para receber até 300 pessoas ao mesmo tempo, alcançando a marca de aproximadamente 120 mil visitantes por ano. Segundo o coordenador do Tamar, o horário de funcionamento é de terça a domingo e nos feriados, das 9h às 21h.
Acompanhe o SE Notícias pelo Twitter e no Facebook.
Informações do Portal G1/SE. (D)