O Secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, participou na manhã desta sexta-feira, 6, da solenidade de encerramento do Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia aconteceu no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenação do PROERD em Sergipe e o Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O curso cumpriu um total de 80 horas/aula e contou com a participação de 36 policiais militares, entre oficiais e praças da Polícia Militar de Sergipe e quatro da PM de Alagoas, que foram capacitados a orientar crianças do 5º ao 7º anos de escolas públicas e particulares, através de uma filosofia que identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde. Essa perspectiva inclui o autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, e como lidar com desafios e responsabilidades.
Para o secretário Mendonça, o trabalho de prevenção é necessário para a formação de uma cultura de paz e, consequentemente, um mundo com menos violência.
“A PM tem um papel importante no sentido de conscientizar as nossas crianças e adolescente para a prevenção com relação ao uso de drogas. Precisamos de instituições fortes que tenham acima de tudo uma sensibilidade social. É necessário transformar as pessoas para mudar o mundo. Nâo é possível que tenhamos apenas uma polícia que combate o crime e sim instituições que previnam e contribuam para a formação de uma cultura de paz, evitando o ingresso dos cidadãos no mundo crime. Com essas atividades vamos logicamente inibir o avanço da criminalidade e reduzir a criminalidade. Estamos aqui para assumir o compromisso de contribuir com a ampliação do programa para o maior número de comunidades em Sergipe”, destacou Mendonça Prado.
A capacitação teve como facilitadora a tenente-coronel Margarida Brandão, da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, coordenadora do Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD, que ministra o curso em Sergipe pela segunda vez. Com a formação dos novos instrutores, a coordenação estadual pretende ampliar o atendimento às escolas e contribuir para prevenir, desde cedo, o uso de drogas e envolvimento com a violência.
“Entendemos que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva e de comunicar e relacionar-se melhor com as pessoas, além de manterem-se livres de drogas e obterem maior sucesso em todas as áreas de suas vidas. Esperamos com isso, contribuir para diminuir a inserção dos jovens no mundo das drogas, a partir da informação na primeira infância, orientando-os para que tomem decisões corretas diante de várias situações da vida, através desse trabalho integrado entre a Polícia Militar e a comunidade, através da escola, coordenadores, professores, alunos e pais”, enfatizou a capitã da Polícia Militar de Sergipe Littig.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Informações da PM/SE