Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realiza até o dia 06 deste mês a Semana da Mulher. O evento conta com palestras, cursos, seminários e outras atividades afins.
As comemorações alusivas ao Dia da Mulher também atendem as políticas de promoção e defesa da mulher, atribuídas pela Lei Municipal nº 410/2009, que criou a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Na programação especial ao Dia da Mulher iniciada no dia 02, estão previstas palestras sobre Políticas Públicas voltadas para a Mulher, Violência contra a Mulher, Oficina de Auto Maquiagem, Embelezamento, Culinária, Palestra Show, entre outras atividades.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Maria de Fátima, enfatizou que o Dia Internacional da Mulher é uma data especial e que esse momento representa uma grande conquista para as mulheres.
“Estamos com esta programação especial comemorando durante toda esta semana que antecede o Dia da Mulher. É uma data muito especial para as mulheres de todo o mundo, pois é um período especialmente dedicado a esse ser batalhador e que não tem nada de frágil e sim lutadora. Estamos desde já celebrando o dia instituído para homenagear suas conquistas. E o que começou como movimento de reivindicação, hoje se transforma em um dia de comemoração e muito trabalho. E a administração da nossa prefeita Gracinha tem contribuído muito para fortalecer as políticas públicas para as mulheres”, diz a secretária.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), o evento busca reconhecer a importância da mulher no contexto social, mas também orientá-las sobre diversos assuntos, a exemplo do combate à violência contra a mulher. A prefeita enfatizou a capacidade da mulher no serviço público e destacou os avanços já conquistados no mercado de trabalho.
“Fortalecer as políticas públicas para as mulheres é fortalecer a cidadania. A mulher, graças a Deus, tem avançado bastante em seus direitos, mas precisamos avançar ainda mais. A mulher é muito competente em tudo que faz, seja como dona de casa, mãe, esposa e trabalhadora. No serviço público, por exemplo, a mulher tem demonstrado uma capacidade excepcional, capaz de fazer inveja a qualquer homem. A nossa administração tem adotado várias medidas que visam a valorização e o reconhecimento das mulheres itaporanguenses”, lembra Gracinha.
Além da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, o evento conta com a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Secretaria Municipal da Saúde.
O evento conta com a participação de centenas de mulheres, além de profissionais da saúde, da assistência social e autoridades locais.
A Data
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte-americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da T.Dantas Comunicação