Com o objetivo de reunir gestores e articular ações integradas, contidas em um plano de contingência para o Carnaval 2015, a equipe gestora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) promoveu discussões sobre estratégias que visam o atendimento às demandas mais comuns nessa época do ano. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (SES), na tarde dessa terça-feira (10), e contou com a presença de representantes da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Corpo de Bombeiros.
Para melhor estabelecer fluxos condizentes à garantia de acesso aos serviços de saúde, estiveram presentes gestores das principais unidades gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), bem como da Coordenação Estadual de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência, da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência da Prefeitura de Aracaju e dos hospitais Universitário e de Cirurgia.
Segundo a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, a intenção é criar canais de comunicação que viabilizem a unificação de informações para a adoção de soluções rápidas, especialmente, em situações críticas. “Promover o monitoramento mais eficiente das nossas ações e integrá-las de forma a termos ciência da movimentação festiva na capital sergipana, seja nas rodovias ou nas praias, torna-se necessário para oferecermos uma assistência de qualidade em todos os âmbitos”, ressaltou a superintendente.
Plano de Contingência
Na ocasião, Conceição Mendonça divulgou o plano de ação programado pelo Samu 192 Sergipe para o período carnavalesco, entre os dias 13 e 18 de fevereiro. “Serão disponibilizadas para todo o Estado de Sergipe, em pontos estratégicos, 15 Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 43 de Suporte Básico (USBs), além de quatro motolâncias e um veículo de intervenção rápida. Somente em Aracaju, teremos ativadas três USAs e oito USBs. Um novo sistema de rádio comunicação começou a ser implantado e pretende facilitar a interlocução das equipes assistenciais e reguladoras. Além disso, contaremos também com 24 profissionais da área de gestão, seja no trabalho de logística, manutenção, frota e central de equipamentos”, detalhou a gestora.
A adoção de medidas consensuais, seja de planejamento, monitoramento e resposta institucional de serviços de saúde e dos demais órgãos de apoio, deu margem para a garantia de comprometimento dos gestores. “Estabelecer uma linha de comando e controle por meio de ações conjuntas voltadas para a assistência e vigilância durante o carnaval é de grande valia. Em apoio à SMTT, as equipes da CPTran atuarão, especialmente, no circuito do bloco Rasgadinho e na região do Mosqueiro, fiscalizando o trânsito com base nos parâmetros estabelecidos na Lei Seca”, declarou o tenente Klayton Oliveira.
De acordo com tenente do Corpo de Bombeiros, Valter Alves, a assistência dada pelo órgão durante o carnaval compreende o serviço ordinário nas sete bases em que atuam os profissionais. “Guarda-vidas estarão à disposição da população em locais estratégicos, como nas praias de Atalaia, Caueira e Pirambu. Em 2014, durante o carnaval, contabilizamos cerca de 40 salvamentos por dia sem situações de óbito. A mesma média foi obtida durante todo o ano por óbitos decorrentes de afogamentos, o que evidencia a importância do serviço”, comprovou o tenente do Corpo de Bombeiros.
Atuante nos principais eventos com central de inteligência através do ramal 118 para casos emergenciais, a SMTT, conforme o capitão Cledyvan Siqueira, estará à disposição para atender casos de acidentes nas vias urbanas de Aracaju. “Disponibilizaremos sinalização e desvio do trânsito nesses casos, além de atendimentos realizados 24 horas por dia, com sistema de rádio e de monitoramento de trânsito operantes”, assegurou o representante do órgão municipal.
Assistência em saúde
O fluxo de atendimentos na área da saúde foi destacado na reunião entre gestores das unidades gerenciadas pela FHS. “A definição das escalas de trabalho e o respectivo monitoramento das mesmas será um ponto crucial no processo de atendimento durante o feriado de carnaval”, afirmou o superintendente do Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves. Em concordância, o superintendente do Hospital Regional de Propriá, Paulo Campos. “Temos escalas completas nos dias de festejo, com médicos cirurgião, ortopedista e outros profissionais aptos a garantir a assistência em saúde”, declarou o gestor.
A resolutividade primada nos hospitais regionais consiste no envio de casos classificados como de alta complexidade para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Prefeitura de Aracaju, Renê Porto, garantiu que as Unidades de Pronto Atendimento da capital, localizadas nas zonas Norte e Sul, funcionarão ininterruptamente. “Entre os casos mais comuns recebidos nessas unidades estão os de alcoolismo, pequenos cortes e queda da própria altura. As escalas, por sua vez, estão completas em todos os dias de carnaval, com serviços de clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia”, garantiu Renê Porto.
O diretor técnico do Hospital de Cirurgia, Wagner Andrade, também detalhou fluxos de trabalho da unidade. “Estaremos aptos a atender pacientes 24 horas por dia, diagnosticados com traumas ortopédicos, desde que não se trate de fratura exposta. O envio coerente de pacientes a serem atendidos na unidade deve ser priorizado, a fim de evitar a superlotação no hospital”, frisou o diretor técnico.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Por Núbia Santana/SES