O novo secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, anunciou, no início da manhã desta terça-feira (20) os próximos nomes que o auxiliarão no comando da pasta no estado. A posse será no próximo dia 3 de fevereiro e a SSP pretende dar continuidade ao trabalho já desenvolvido até então, contudo buscará maneiras de unificar ainda mais as polícias e, por conseguinte, cooperar com a segurança dos sergipanos.
Mendonça defende a hierarquização das forças policiais e, por causa isso, declarou durante a coletiva de imprensa que continuará o projeto outrora desenvolvido por João Eloy. “A forma de trabalhar agora será a mesma de antes. Porque poucas pessoas sabem, mas nós temos a melhor polícia do Brasil. Temos o total apoio do governador Jackson Barreto e com disciplina e respeito às hierarquias vamos corresponder às expectativas depositadas em cada um de nós”, afirma.
A nova diretoria é composta por nomes já conhecidos pela mídia e sociedade e o secretário conta que esses oficiais irão cooperar em total unidade, cumprindo a missão de auxiliar no combate à criminalidade. “Em todos os ambientes de trabalho há requisitos fundamentais para se cumprir e, assim, resultar em ações bem sucedidas. Eles são a união, integração, confiança, lealdade, disciplina e hierarquia. Isso são itens indispensáveis. Temos nomes que são detentores de cada adjetivo desses e é assim que vamos viver daqui em diante”, explica.
A diretoria da SSP será composta pelo coronel Maurício Iunes, comando geral da Polícia Militar, coronel Reginaldo Dória de Freitas, comandante geral do Corpo de Bombeiros e Everton dos Santos, na direção da delegacia geral da Polícia Civil.
Além desses, a advogada Rosenice Figueiredo assumirá a Superintendente Executiva de Estado, José Gilberto Guimarães dirigirá o Sistema de Inteligência de Segurança Pública (CISP), o delegado Jonathan Evangelista comandará o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e a delegada Karina Rezende estará à frente da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL).
Ainda no corpo diretório da SSP estão a delegada Katarina Feitoza, na Corregedoria Geral de Polícia, o delegado Joel Ferreira na Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, delegado Paulo Ferreira na Coordenadoria de Polícia Civil da Capital, delegado Jefferson Pires na Coordenação de Estatística e Análise Criminal (CEACRIM) e o delegado Jocélio França Fróes na direção da Academia de Polícia (ACADEPOL).
O comandante geral da PM, cel. Iunes, revela que os novos policiais chegaram com a missão de servir ao estado e serem responsáveis diretos pela tranquilidade do cidadão e afirma que mudanças no quadro da polícia serão realizadas. “Precisamos cooperar dia a dia com a segurança da sociedade. Iremos ampliar o quadro para que tenhamos efetivo e equipamentos para, assim, termos melhorias na segurança pública de nosso estado”, disse.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Dória, assegura que um plano de expansão das ações da instituição já está em curso e, possivelmente, novos quartéis serão criados. “Nosso maior projeto está no fortalecimento interno, sem esquecer nossa missão de salvar vidas. Em 2015 tentaremos viabilizar um curso interno para respaldar ainda mais nossas ações. Se tivermos a concretização do curso público, faremos a interiorização de nossa classe. Isso é, de fato, uma grande necessidade. Tudo já está em planejamento e, em breve, buscaremos o aval do governo do Estado”, relata. (Informações do A8SE.com)