No final da tarde desta sexta-feira, 2, o novo secretário de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor, Antônio Hora Filho, ao lado do gestor que está deixando a pasta, Walter Lima, receberam, em reunião na sede da Sejuc, representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Sergipe (Sindpen), que fizeram reivindicações para melhoria das condições de trabalho dos agentes.

Secretário de Justiça debate melhorias no sistema prisional com representantes de Sindicato de Agentes Penitenciários / Fotos: Victor Ribeiro/ASN
A reunião serviu para apresentar à categoria o novo secretário e como ele pretende trabalhar na busca da solução de conflitos e demandas existentes.
“Estamos em fase de transição de gestão, por isso, solicitei esta reunião para que o secretário Walter Lima passasse o diagnóstico da situação. Convidamos o sindicato, ouvimos suas demandas, que são legítimas, e algumas são novas. Temos a garantia que, administrativamente, o secretário Walter Lima já tomou procedimentos para que possamos sanar estes problemas nos próximos dias. Colocamos-nos abertos ao diálogo com o sindicato e solicitamos um tempo para que as coisas se ajustem. É um período de transição. O Sindpen acatou as sugestões e esperamos proceder para que estas demandas possam ser atendidas, paulatinamente, para que possamos restituir a segurança e o bom andamento das atividades dos agentes prisionais”, declarou o novo secretário.
De acordo Antônio Hora, o governo estuda a possibilidade de atender uma das principais demandas da categoria, o aumento do efetivo, através da realização de concurso.
“O governo está passando por um momento de contingenciamento de despesas, buscando respeitar o limite prudencial. Estamos buscando alternativas para que o problema seja sanado sem descumprir a legislação. Todos nós reconhecemos que há um baixo efetivo e nós vamos buscar alternativas, nos próximos dias, para solução deste problema”, afirmou Hora.
Para Walter Lima, que encerra sua gestão na Sejuc, a secretaria sempre priorizou o diálogo na busca de soluções. “O sistema prisional, não só em Sergipe, mas nacionalmente, é de uma complexidade imensa. São inúmeras as demandas do sistema, algumas foram atendidas e outras ainda estão pendentes. Estas que estão pendentes ainda necessitam de recursos, como o aumento do efetivo, acréscimo à folha de pessoal, o que requer também aumento de número de cargos da secretaria, investimento na iluminação dos presídios, uma série de demandas que necessitam de mais recursos. O momento que estamos passando é de contingenciamento de despesas, mas assim como na minha gestão, o secretário Hora avaliará esses pedidos”, disse Walter Lima.
Os representantes da categoria avaliaram como positiva a reunião. “A reunião foi positiva, pois acreditamos que o diálogo é a base de tudo. Estamos buscando dialogar com o secretário que está assumindo a pasta, dando um voto de confiança, pois acreditamos que a situação pode ser resolvida. Nos próximos dias iremos estar cientificando o novo secretário das diversas demandas que há no sistema prisional e no prazo de 30 dias informando a real situação de cada ponto de atuação”, explicou o vice-presidente do Sindpen, Marcelo Soares.
Paralisação
Quanto à possibilidade de uma paralisação dos agentes na próxima semana, o Sindpen garantiu está convencido que a ação neste momento não seria adequada. “Entendemos e pedimos à categoria paciência para darmos um crédito ao secretário que está chegando e irá assumir a pasta. Estamos dando credibilidade ao novo secretário e viemos conversar com ele para que ele entenda o que está acontecendo, como está o sistema prisional. Entendemos que uma paralisação, neste momento, não é a solução e sim seria um problema, por isso resolvemos dar 30 dias para o secretário tomar conhecimento da situação e providencias”, justificou Edílson Souza.
Fuga
Quanto à fuga de detentos, na madrugada desta sexta, no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), o secretário Walter Lima informou que o caso já está sendo investigado. “A Corregedoria do Sistema Prisional já está tomando as providências para apurar o que houve. Todos os fatos estão sendo apurados em processo”.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Com Informações Da Agência Sergipe de Noticias.