Desenvolvido pelo governo federal com o objetivo de proporcionar acesso à educação para pessoas pertencentes às camadas mais pobres da população, o Prouni (Programa Universidade para Todos) também disponibiliza bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação à distância em universidades privadas. Ou seja: falta de tempo e de dinheiro não é desculpa para você não se formar na faculdade.
De acordo com dados do próprio Ministério da Educação, até junho de 2013 nada menos que 178.185 bolsas de estudos foram proporcionadas pelo programada para alunos de cursos à distância (EAD). Isso representa 14% do total dos contemplados desde 2005.
Tentar uma bolsa do Prouni para fazer um curso online demanda o mesmo processo que para cursos presenciais: acessar o site do programa e preencher dados como CPF, data de nascimento, etc. Na sequência, será a vez de escolher até cinco opções entre os cursos oferecidos, que podem ser alterados a qualquer momento dentro do período de inscrições.
Vale lembrar que é preciso preencher alguns pré-requisitos para poder fazer parte do Prouni: ter obtido média de pelo menos 450 pontos no último Enem, prova na qual você também não poderá ter zerado na redação, ter feito Ensino Médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em um particular, ou se declarar negro, indígena, ou possuir deficiência física. Bolsas integrais são dadas apenas a quem tem renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa. Já as parciais abrangem famílias com renda de até três salários mínimos. Professores de escolas públicas também podem pleitear o benefício para cursos de licenciatura, independente da renda.
Outra coisa importante é ter ciência que cursos à distância são tão exigentes quanto os cursos presenciais. Apesar da maior flexibilidade de horários, eles exigem dos alunos uma enorme capacidade de disciplina, pois não haverá ninguém te cobrando diariamente para estudar. Cuidado com a tentação de deixar sempre para fazer um exercício depois ou tentar estudar em um ambiente no qual você será constantemente interrompido.
Fique também atento à qualidade do curso que você deseja estudar, verificando se ele está credenciado pelo Ministério da Educação. Desconfie ainda de instituições que permitem provas à distância: pelas regras do MEC, as avaliações devem ser feitas nos pólos das faculdades presencialmente e monitoramento.
Com informações do R7