Denise Gomes do G1 SE
Dois foragidos do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) foram localizados pela Polícia Militar de Sergipe, através do Comando de Operações Especiais (COE), em uma propriedade na zona rural de Alagoas na manhã desta quarta-feira (10).
De acordo com o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Paulo Paiva, Daniel de Araújo Melo e Jean Pierre de Oliveira, estavam em uma propriedade de parentes no município de Palmeira dos Índios, no interior alagoano. “Eles reagiram à abordagem da polícia e durante o confronto foram feridos pelos tiros”, disse.
Ainda segundo a polícia, os dois foragidos chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Fuga
Há um mês, no dia 10 de novembro, nove presos conseguiram escapar do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) durante a madrugada. De acordo com a polícia, os detentos conseguiram arrebentar uma grade da carceragem e por volta das 2h empreenderam fuga.
Outros dois foragidos também foram localizados no interior de Alagoas pela Polícia Civil de Sergipe com o apoio de policiais alagoanos. Antônio Clívio Lima de Santana e Arlei Antônio Silva Filho, foram localizados em um bar na cidade de Arapiraca, mas estavam escondidos em uma propriedade de Antônio Clívio, no município de Igaci. A operação e recaptura ocorreu no dia 11 de novembro e os dois foram apresentados pela polícia em Aracaju no dia 13.
De acordo com o delegado Jonhatas Evangelista, diretor do Cope, a recaptura de Antônio Clívio era prioridade. “Ele está envolvido em cerca de 90% das explosões em bancos realizados em Sergipe. Ele é o mentor da fuga e teria contratado os outros oito fugitivos para planejar a fuga. Da última vez que ele fugiu, foi encontrado na mesma região. Ele tem um sítio em Igaci e foi encontrado com o Arlei em um bar em Arapiraca. Eles não reagiram e se renderam”, explicou.
Na propriedade os policiais encontraram uma metralhadora 9mm, uma pistola 765, munições para fuzil e uma espingarda calibre 12. No dia seguinte, os policiais retornaram ao sítio com uma retroescavadeira. “Encontramos dentro da propriedade 80 bananas de dinamites, o que equivale a 150kg de explosivos”, disse o delegado.
Ainda segundo Jonhatas Evangelista, Arlei participou da explosão em Riachuelo e de duas tentativas de explosão a caixas eletrônicos em Areia Branca e São Cristóvão.
A polícia continua em busca dos outros foragidos, são eles: – Adriano Gonzaga Santos, o ‘Mago’, José Carlos Lima dos Santos, Jeferson de Jesus Correia, Thiago Henrique de Jesus Santos, o ‘Billy’ e José Hunaldo Alves Santos.