Os bombeiros que salvaram a família soterrada num prédio em construção, localizado no bairro Coroa do meio, serão contemplados com a Medalha Dom José Vicente Távora de Direitos Humanos. A homenagem será prestada pela Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Comissão de Direitos Humanos, presidida pela deputada estadual Ana Lúcia.
A entrega da medalha acontece durante sessão especial a ser realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta quarta-feira, 10, às 10h, no plenário da Alese. Serão contemplados com a homenagem 18 bombeiros que mais se destacaram durante a ação, além do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros. As medalhas serão entregues em nome dos 152 bombeiros que atuaram direta e indiretamente nas buscas da família soterrada.
Os bombeiros participaram da ação de resgate de um casal e seus dois filhos, que ficaram soterrados depois de um prédio em construção ter desabado, no último mês de julho, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Os profissionais trabalharam por 34 horas ininterruptas e conseguiram salvar três das quatro vítimas. O pai, um dos soterrados, era servente de pedreiro da obra e estava, há alguns dias, se abrigando junto com a família na construção por falta de moradia. O ato heroico dos bombeiros sergipanos ganhou repercussão na imprensa nacional e a corporação de Sergipe foi parabenizada até mesmo pela presidenta Dilma Rousseff.
A Medalha Dom José Vicente Távora de Direitos Humanos foi instituída pelo Projeto de Resolução 10/2010, de autoria da deputada Ana Lúcia. Esta é a segunda edição da homenagem, para reconhecer o trabalho e o esforço de militantes e personalidades na promoção e defesa dos direitos humanos em nosso Estado. “Além de salvar três pessoas, os bombeiros arriscaram suas vidas, mostrando à sociedade seu profundo compromisso com a vida dos cidadãos”, elogiou a presidenta da comissão, deputada Ana Lúcia.
Com informações da Assessoria