Professores da rede municipal de ensino do município de Riachão do Dantas (SE) foram para a Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (2) para pedir apoio dos deputados sobre a crise que a cidade enfrenta para pagar os salários em dia. Quase 300 professores estão em greve desde 14 de novembro.
“Desde julho que a prefeitura vem pagando atrasado e em dias fracionados. O salário de novembro ainda não foi pago e a previsão é que saia só dia 20 de dezembro, o 13º a gente nem tem ideia se vai receber”, afirma a professora Ana Paula dos Santos Almeida.
A categoria afirma que já procurou o Ministério Público (MP), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e já fez manifestação, mas ainda não conseguiu que a prefeitura se comprometesse em resolver esses problemas.
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) destaca que a situação é crítica em 26 municípios sergipanos que estão com irregularidades nos pagamentos. “Isso desestabiliza famílias inteiras e reflete na economia da cidade e principalmente na sala de aula. O MP, o TCE e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) precisam dialogar junto com o executivo para melhorar a fiscalização e promover melhorias nas políticas públicas”, analisa.
Com informações de Marina Fontenele do G1, em Sergipe