A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou na quinta-feira, 20, no município de Carmópolis, mais uma extração de minério. Durante a tarde, uma guarnição transitava pela rodovia estadual José Teles Barreto, próximo ao Povoado Pinga Fogo, quando observou a movimentação suspeita, envolvendo uma retroescavadeira, dois caminhões e algumas pessoas.
Embora os veículos não estivessem operando, os policiais resolveram desembarcar e avaliar a situação. No local, a equipe descobriu que se tratava de uma área particular, onde funcionava uma jazida de extração de calcário, rocha bastante utilizada em diversas áreas da construção civil.
Na ocorrência, um senhor de 56 anos se apresentou como proprietário do espaço e responsável pela retirada do material. Segundo ele, a atividade era feita há tempos e todo o minério retirado era revendido às casas de material de construção. Foi solicitada a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e as licenças ambientais da ADEMA, sendo informado pelo infrator o desconhecimento da obrigatoriedade dos referidos documentos.
Com o ocorrido, o sargento Cristo esclareceu ao homem que ele estava cometendo um crime ambiental previsto no artigo 55 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e apreendeu alguns equipamentos utilizados na extração ilegal. O responsável à Superintendência da Polícia Federal, em Aracaju, já que esse tipo de delito é de responsabilidade de apuração da PF, por se tratar de crime de usurpação de recursos da União.
Fonte: PM/SE