A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou nesta sexta-feira (21) que vai multar a Petrobras pelos danos ambientais causados pela explosão de um gasoduto no município de Carmópolis, em Sergipe, ocorrido no último domingo. O valor da multa ainda não foi definido.
De acordo com o órgão estadual, a Petrobras tomou todas as medidas de segurança previstas após a explosão do gasoduto e isolou a área, suspendeu a extração de petróleo nos poços vizinhos ao local, além de cortar a energia elétrica nos postes e fechar a linha do gasoduto. Ainda segundo a Adema, a estatal avisou em 24 horas sobre o acidente.
Na área da explosão, passam uma adutora da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e três canos de gás natural sendo que um desses se rompeu, mas ainda não há informação sobre o que causou a fagulha que iniciou a explosão.
A diretora técnica da Adema disse que as causas da explosão estão sendo investigadas, mas que a autuação da Petrobras já é uma certeza. “A empresa será autuada pelo dano causado ao meio ambiente. Pode haver multa a ser estupulada a depender do tamanho do dano”, afirma Ana Tereza de Paim Almeida, diretora técnica da Adema.
O relatório sobre os danos ambientais deve servir como base para o cálculo do valor da multa embasar o valor da multa fica pronto na próxima semana. A assessoria de comunicação da Petrobras disse que as causas do acidente estão sendo investigadas e que deverão ser divulgadas na próxima semana.
Com informações do G1, em Sergipe