O secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, entregou na manhã desta sexta-feira, 7, 41 motocicletas Yamaha, sendo 33 de 250 CC e oito de 660 CC, às Polícias Civil e Militar. O investimento de R$ 692.800,00 na aquisição dos veículos é fruto de um convênio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com o Ministério da Justiça.
De acordo com o secretário Jõao Eloy, os recursos para adquirir os veículos são oriundos do programa Brasil mais Seguro do Governo Federal, que foi aderido pelo Estado no ano de 2013 e que prevê investimentos na ordem de R$ 57 milhões na segurança pública do Estado. “Esses veículos vão reaparelhar o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Grupamento Especial de Repressão e Buscas (GERB), Complexo de Operações Policiais Especiais e os serviços de inteligência da Polícia Militar e Civil”, explicou Eloy.
O diretor do Gerb, policial civil Antônio Ramos, destacou que os novos veículos de 660 CC darão um suporte essencial à unidade. “Temos hoje oito policiais civis que já são preparados para utilizar esse tipo de motocicleta, que têm grande velocidade e alto poder de resposta em caso de fugas de criminosos ou em perseguições policiais”, disse. A título de comparação as motocicletas de 660 CC são as mesmas que já são utilizadas com sucesso pelo Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) da Polícia Militar.
Os 41 veículos entregues hoje fazem parte da modalidade aparelhamento, um dos itens do Programa Brasil mais Seguro. Neste quesito, foram feitos quatro convênios a fim de beneficiar, além do Gerb, o COPE, DHPP, e os serviços de Inteligência da Polícia Civil e Polícia Militar. “O Cope recebeu cinco motocicletas, DHPP (7), Inteligencia da PC (3) e PM (18)”, destacou a diretora da Asplan, Alessandra Fabiana.
No DHPP, por exemplo, a diretora Thereza Simony, ressalta que os veículos de duas rodas serão utilizados no serviço de investigação e no levantamento de dados de suspeitos nas ruas da Grande Aracaju.
A superintendente Katarina Feitoza destacou a importância desses veículos para o serviço policial. “São mais 41 veículos que servirão à sociedade sergipana. São veículos que nem sequer existia em algumas unidades e que agora serão incorporados ao patrimônio do Estado. Quem ganha com isso é a sociedade e o policial que passará a dispor de mais uma ferramento de trabalho”, garantiu.
O comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, recebeu 18 veículos, que serão destinados à unidades especializadas da capital e do interior e para os Batalhoões de Própria, Lagarto, Itabaiana, Canindé do São Francisco e Estância.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Informações da SSP/SE