A Prefeitura da Itaporanga D’Ajuda, por meio das Secretarias da Saúde e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (30) uma Caminhada em prol da Campanha Outubro Rosa.
Batizado de Caminhada do Dia “D”, centenas de mulheres e profissionais da saúde e da assistência social percorreram, das 8h às 10h, as principais ruas do Centro de Itaporanga, conscientizando a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante o evento, os profissionais da saúde reforçaram as orientações sobre a importância de realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis. Foram compartilhadas informações sobre o que é o câncer de mama, como identificar e até diagnosticar a doença precocemente, com exames de rotina, para ter acesso aos serviços de tratamento.
A Secretaria Municipal da Saúde, através das unidades de saúde, disponibiliza permanentemente orientações aos pacientes sobre exames de prevenção, como o de autoavaliação, que pode ser feito durante o banho ou em frente ao espelho, e estimula os moradores a fazerem avaliação médica periodicamente.
Para a psicóloga Emanuele Loyola, coordenadora do Cras, orientar a população a realizar exames de rotinas é a melhor forma de prevenção.
“O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos da prefeitura, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O laço cor-de-rosa simboliza a luta contra o câncer de mama. Por isso, é muito importante que as mulheres fiquem atentas e realizem frequentemente o exame de autoavaliação, que é simples e pode ser feito em casa de frente ao espelho”, explica.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que também participou da Caminhada, fez questão de falar sobre a importância de estar atento à prevenção do câncer de mama.
“Essa é a caminhada pela prevenção e pela vida. Fazer uma caminhada bonita como essa é importante para chamar a atenção da nossa sociedade quanto à prevenção do câncer de mama. Está comprovado nos índices da Organização Mundial de Saúde que quanto mais cedo a detecção, mais chance há de ser curado. A Prefeitura de Itaporanga continuará dando todo o apoio necessário a eventos como este”, salienta a prefeita.
Além de funcionários e servidores das Secretarias da Saúde e da Assistência Social, prestigiaram a Caminhada a coordenadora social Elma Regina; o secretário de Governo, Thiago Luduvice; o secretário da Administração, Rubens Murilo, e usuários do Centro de Assistência Psicossocial (Caps).
A Caminhada foi encerrada em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), local de onde ela foi iniciada.