Valter Lima, do Sergipe 247 – O governador Jackson Barreto (PMDB) não escondeu sua contrariedade com o fato da Executiva Estadual do PSB ter decidido pelo apoio ao presidenciável tucano Aécio Neves. Na manhã desta terça-feira (14), durante a reunião com lideranças, ele disse que o “PSB deveria estar todo na campanha da presidente Dilma Rousseff”.
“Não gostei. Falo mesmo. Não sou baú. Não gosto de dubiedade. Essa história de dizer que Aécio é o melhor, eu não gostei”, afirmou ele, em referência direta a uma declaração do senador Valadares (PSB), que publicou nas redes sociais que a candidatura do PSDB é “boa para o Brasil”.
“Eu falei bem claro aqui. Não gostei dessa posição. A senadora Lídice da Mata assumiu o apoio a Dilma, o próprio presidente do PSB, Roberto Amaral, deixou o cargo, mas preferiu declarar apoio a Dilma. No Amapá, a mesma coisa. Então não sei por que essa dubiedade aqui”, criticou JB. “Coligação nenhuma vai segurar a minha língua”, frisou.
Questionado pelo 247 se já havia conversado com Valadares sobre o assunto, o governador disse que não foi procurado pelo senador. “Não conversou comigo nada. Ele é o dono da vida dele e eu sou o dono da minha vida. Ele é dono da opinião dele e eu sou dono da minha”, disse.
Ele negou, entretanto, que este episódio vá alterar a relação dele com o PSB. “Não vai mudar, mas é preciso ter consciência de que este Estado só avançou e se desenvolveu graças às parcerias com o governo federal”, afirmou. O governador lembrou ainda que “todos do PSB foram prestigiados no governo Dilma”.
Antevendo-se a uma possível crítica ao seu partido, que é aliado a Dilma, mas tem uma dissidência favorável a Aécio Neves, o governador disse que sabe “que tem muita gente do PMDB torcendo o nariz para Dilma”, mas ele ressaltou que “essa gente não tem formação ideológica e nenhum compromisso com o povo”. “Isso não é do partido, é da cabeça dessas pessoas”, afirmou.
BELIVALDO APOIA DILMA: “NÃO TINHA COMO TOMAR OUTRO CAMINHO”
Presente no evento de apoio a Dilma, o vice-governador eleito Belivaldo Chagas (PSB) foi elogiado por Jackson Barreto. “Belivaldo é um homem de um caráter excepcional. Confiar nele para qualquer trabalho e projeto”, afirmou. Primeiro a discursar no ato, ele afirmou seu apoio à candidata petista e frisou que, embora o PSB tenha declarado apoio a Aécio, os filiados do partido não foram obrigados a seguir a mesma decisão.
“Eu participei de uma eleição com o apoio de todos vocês. Não tinha como tomar outro caminho. Eu apoio a presidente Dilma”, afirmou. Ele também ressaltou que “não existe qualquer processo de rompimento” do PSB com o bloco governista e explicou que a Executiva Estadual do partido seguiu a Direção Nacional para não criar novo atrito. “Nós já havíamos descumprido a orientação do presidente nacional que nos queria ao lado de Amorim na disputa pelo governo. Mas nós preferimos ficar ao lado de Jackson Barreto e do PT”, disse.
Prefeitos do PSB, como Thiago Dórea (Poço Verde), Eliane de Dedé (Malhador) e Acácia Souza (Areia Branca), além dos ex-prefeitos Sukita e Tonho de Dorinha e do vereador Max Prejuízo, estiveram na reunião promovida por Jackson Barreto em Aracaju para discutir as estratégias para a campanha de Dilma no segundo turno no Estado. A maior parte do PSB está em campanha pela atual presidente em Sergipe.