A tradicional Festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos acontece no domingo (12) no município de Laranjeiras, a 27 km de Aracaju (SE). O maracatu dita o ritmo da folia de décadas que fica completa com a brincadeira de ‘sujar’ as pessoas.
Segundo a definição da Prefeitura de Laranjeiras, essa manifestação cultural representa a luta entre negros dos quilombos, os lambe-sujos, contra os índios, os caboclinhos, que eram mandados pelos brancos para destruírem os quilombos.
Os lambe-sujos pintam os corpos de tinta preta, vestem calções e gorros vermelhos e usam uma foice de madeira como arma, símbolo do trabalho no canavial. Já os caboclinhos têm os corpos pintados de vermelho, usam cocares e saiotes de penas, pulseiras e colares e usam arcos e flechas.
O início da festa será por volta das 4h30 do domingo (12) com a alvorada de fogos de artifício e o primeiro encontro do grupo dos negros na casa do rei. De lá, eles saem à feira para arrecadar os mantimentos para a realização da feijoada que será servida ao meio-dia.
Confira a programação da representação cultural:
4h30 – Alvorada dos lambe-sujos em seguida cortejo pelas ruas da cidade (saída da Barraca no Largo do Quaresma);
9h – Cortejos dos lambe-sujos e caboclinhos pelas ruas em direção a Igreja Matriz, onde ocorrerá a bênção dos grupos.
17h – Combate entre os lambe-sujos x caboclinhos no Largo do Quaresma.
Com informações do G1SE