Uma reunião realizada na sede da Ordem de Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), tratou do cronograma de atividades que serão realizadas durante a semana das eleições. Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral fará visitas aos bairros de Aracaju a fim de combater qualquer indício de corrupção eleitoral.
A campanha objetiva facilitar o registro de denúncias que possam ser feitas pela população. “Somos todos pessoas voluntárias para o trabalho, mas com um desejo de constituir cidadania, não só para nós, mas para todos que participam da eleição.”, destaca Ricardo Lima, Vice-Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CONAL. A reunião foi realizada na última quarta-feira,24.
A primeira fase dos trabalhos deste ano ocorreu em 18 de setembro, com lançamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE. O evento esteve sob a organização da OAB/SE, em parceria com o CONAL. A união dessas entidades surgiu desde a criação da Lei 9.840, através do setor leigo da CNBB, da Ordem dos Advogados do Brasil e de várias outras entidades em nível nacional. Essa foi a primeira lei de iniciativa popular, aprovada no ano de 1999, com mais de um milhão de assinaturas.
“A partir da eleição do ano de 2000, nós começamos a formar, em todo o Brasil, comitês de combate à corrupção. O objetivo era caçar os mandatos dos políticos que fossem pegos eventualmente comprando votos. Até 2010, essa conta foi de aproximadamente de 700 candidatos eleitos em todo o país. Sendo estes governadores, senadores, deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos.”, comenta Ricardo Lima, Vice-Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
Para a segunda fase dos trabalhos, com a visitação nas ruas, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral contará com o apoio da Comissão dos Direitos Humanos, da Polícia Federal, da Polícia Militar e do Ministério Público Federal, responsável pelas eleições. Participaram da reunião o Presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, Antônio Eduardo Oliveira; o Vice-Presidente do CONAL/SE, Ricardo Lima; a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Rosenice Machado; o Gerente-geral da OAB/SE, Marco Aurélio; o gerente administrativo da OAB/SE, Antônio Oliveira e o assessor de técnico, Alonso Júnior.
Segundo Marco Aurélio, “A OAB/SE, nesse MCCE, está dando um grandioso apoio. Estaremos nas ruas na sexta-feira, 3 de outubro, e no sábado, 4 de outubro, à noite. No domingo, 5 de outubro, estaremos durante o dia inteiro. A OAB/SE dará todo o apoio logístico ao CONAL e à Comissão de Combate a Corrupção Eleitoral, tendo em vista que essa eleição é de extrema importância para o momento político que o Brasil está vivendo. A corrupção, que é esse câncer da política, o que tira a comida da mesa do pobre, e OAB/SE está bastante preocupada com isso e com a sociedade brasileira.”, ressalta o Gerente geral da OAB/SE.
Sobre a reunião, o Presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral comenta: “A reunião foi excelente porque conseguimos equacionar todos os pontos logísticos que iremos precisar com o apoio da OAB/SE. Rosenice Figueiredo Machado, Presidente da Comissão dos Direitos Humanos, nos brindou com a sua presença colocou a sua comissão à disposição para nos ajudar nesses trabalhos. Todos nós já chegamos a definir quais os trabalhos serão realizados nessa próxima semana, tão importante para o país.”
De acordo com Marco Aurélio, a reunião foi muito boa. “Justamente porque a gente pôde montar toda uma estratégia pra que, nesse período pré-eleitoral, a gente possa se colocar à disposição da sociedade para que o estado de Sergipe se transforme em um estado melhor, que a gente consiga extirpar a corrupção de uma vez por todas.”
Fonte: Ascom OAB