A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria de Obras, já colocou em funcionamento seis poços artesianos nos povoados Mata do Ipanema, Campos, Nova Descoberta, Chã, Duro II e Caueira. A Prefeitura também ampliou o abastecimento de água no Loteamento Ouro Fino e no Povoado Salvadorzinho.
Os novos poços atendem a uma antiga reivindicação dos moradores, que sofriam com a falta de água na região. Várias administrações prometeram, mas não cumpriram. Graças ao esforço e compromisso da prefeita Maria das Graças (Gracinha) o sonho dos moradores está sendo concretizado.
Com a perfuração dos poços artesianos serão sanadas as dificuldades de abastecimento de água dessas comunidades, beneficiando centenas de famílias que há muito tempo sofria com a falta de água.
“A água é uma necessidade básica, o acesso à água é fundamental para a qualidade de vida dessas famílias e está diretamente ligado à preservação da saúde e do bem estar. É de fundamental importância a perfuração de poços artesianos para o abastecimento comunitário para manter o homem no campo, no seu habitat e facilitar suas atividades. Esses poços vão abastecer essas famílias que poderão utilizar a água para consumo próprio e para manter as suas plantações”, explica a prefeita.
Poços
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, no Povoado Ipanema um poço de 150 metros de profundidade tem capacidade para gerar 1.600 litros de água por hora e beneficia cerca de 100 famílias. O povoado ainda teve a ampliação de 250 metros da rede de abastecimento. No Povoado Campos um poço de 150 metros e com capacidade para 1.800 litros de água por hora está beneficiando 150 famílias. A rede também foi ampliada em 20 metros.
Outra comunidade beneficiada com a perfuração de poços é o Povoado Chã. Um poço de 120 metros de profundidade vai gerar por hora cerca de 1.200 litros de água, beneficiando mais de 50 famílias. A rede de abastecimento de água do povoado está sendo ampliada em 800 metros. Na Nova Descoberta a Prefeitura também ampliou o abastecimento de água em mais de 1 mil metros de rede. No povoado também foi perfurado um poço de 58 metros com capacidade para 9 mil litros de água por hora. O poço já beneficia 250 famílias.
Já no Povoado Duro II foi perfurado um poço de 120 metros. Ele tem capacidade para 166 litros por hora e beneficia mais de 100 famílias dos povoados Duro II e Minante.
Todos os poços já estão em funcionamento, com exceção do poço do Povoado Chã que deve funcionar a partir do início de outubro.
Gastos com energia
Para o funcionamento dos poços artesianos, a Prefeitura de Itaporanga paga, mensalmente, cerca de R$ 35 mil à Energisa com despesas de energia elétrica. A população não paga nenhuma taxa pelo fornecimento da água encanada.
O investimento com os novos poços artesianos custou à Prefeitura cerca de R$ 500 mil em recursos próprios.
Mais investimentos
No início deste ano, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda deu um importante passo na reorganização do sistema de água do Loteamento Ouro Fino, localizado no Povoado Salvadorzinho, distante 10 km da sede do município. O loteamento também passou a ter água encanada.
Pelo projeto elaborado pela Secretaria de Obras, a rede de abastecimento de água foi ampliada em 750 metros de tubulação, possibilitando a instalação de água encanada nas residências das mais de 40 famílias da localidade.
Objetivando proporcionar qualidade de vida a população itaporanguense, a administração Faz Mais por Você está trabalhando para melhorar e ampliar o abastecimento de água em várias regiões do município.