Tornar o ambiente de trabalho saudável e constituir processos produtivos e ambientes seguros devem ser metas base de todas as empresas. Uma das alternativas para que isso possa ser alcançado é por meio de uma atuação efetiva da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), permitindo e apoiando a implementação de políticas e programas eficazes de segurança e saúde no trabalho.
A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso tem atenção especial em apoiar e propiciar aos seus funcionários a ajuda necessária para desempenharem com qualidade as suas funções. Por isso, a empresa está oferecendo, de 08 à 12 de setembro, uma curso de formação para membros da CIPA. O evento realizado no Auditório Central teve carga horária de 20 horas e abordou os seguintes temas principais:
– Introdução à Segurança do Trabalho, estudo da NR-5
– Prevenção de Acidentes, equipamentos de proteção individual
– Acidentes de Trabalho, CAP, Causas de Acidentes
– Investigação de Acidentes e Doenças de Trabalho
– Riscos Ambientais, mapas de riscos, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
– Inspeção de Segurança
– Princípios básicos de prevenção de incêndios, prática de prevenção de combate ao fogo
– Campanhas de Segurança (SIPAT/ CANPAT), primeiros socorros
De acordo com a Engenheira da Deso, Constance Denise Alvares Dias, facilitadora do curso, a proposta da formação baseia-se no conteúdo mínimo determinado pelo item 5.33 da Norma Regulamentadora (NR) nº5, do Ministério do Trabalho e Emprego. “Esse evento é um treinamento básico para membros de CIPA, e seu objetivo maior é a prevenção de acidentes. Dessa forma, estamos fazendo valer o direito do trabalhador através do conhecimento. Aqui estamos passando as informações básicas de como o trabalhador ou trabalhadora pode conhecer os riscos aos quais estão expostos e assim se protegerem”, ressaltou.
O curso básico tem todos os assuntos prioritários que devem ser abordados segundo a NR nº5, e, segundo a engenheira, todo esse conteúdo é passado de forma lúdica e prática, para que os funcionários da Deso saibam identificar todos os riscos que existem independente de função ou setor. “Esse trabalho de prevenção é fundamental nas empresas, quanto mais numa Companhia como a Deso, que tem um grande quadro de funcionários e que trabalha com atividades de operações que envolvem produtos químicos, aparelhos elétricos e uso de equipamentos específicos”, destacou Constance Denise.
CIPA
A principal função das CIPA é observar e relatar riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores nos ambientes de trabalho e propor soluções para reduzi-los ou eliminá-los. A formação da CIPA está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na NR 5, do MTE.
Para o funcionário da Deso, Zenilton Santos Filho, coordenador de operações do município de Itaporanga, o principal objetivo da CIPA é dar exemplo aos demais colaboradores em relação à segurança. “Sempre defendi que a segurança deve estar em primeiro lugar. E como membro da CIPA sei que nosso dever é levar essas informações sobre segurança no trabalho aos trabalhadores de toda a empresa, para prevenir acidentes e doenças no trabalho. Depois desse treinamento, vamos partir para nossa missão de conscientizar todos os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde e da segurança no trabalho”, pontuou Zenilton.
Arildo Leite, Técnico em Segurança no Trabalho da Deso, também acredita na importância da conscientização e reforça o comprometimento da Companhia de Saneamento de Sergipe com a saúde dos seus colaboradores e da população sergipana. “A Deso possui o Serviço Especializado em Segurança e Medicina no Trabalho, que cuida de todos os funcionários e da prevenção de acidentes. Esse corpo técnico, juntamente com a CIPA, garante a atuação segura de todos os funcionários da empresa. Além disso seguimos as 36 normas regulamentadoras indicadas pelo Ministério do Trabalho”, finalizou.
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Assessoria de Comunicação
Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso