A primeira escola estadual especializada em Petróleo e Gás inicia suas atividades a partir do dia 22 de setembro, com cursos de Inglês Básico, Espanhol Básico e Libras. A unidade de ensino que recebeu o nome de Centro Estadual de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda Chagas esta localizada na cidade de Carmópolis e receberá no inicio de 2015, curso integral médio profissionalizante em Petróleo e Gás. Lá também será implantando o polo de ensino profissional à distância.
Segundo a diretora do Centro, Jerusa Magaly Silveira, os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC)devem ocorrer paralelamente às outras atividades, pois são de curta duração. “Desejamos proporcionar o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social, promover a capacitação, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica”, ressaltou a educadora.
Ela explicou também que as vagas para os três cursos são limitadas e as inscrições acontecem entre os dias 8 e 12 de setembro, na sede da escola na entrada da cidade de Carmópolis no horário das 8h às 12h e dás 14h às 17h. As aulas iniciam dia 22 de setembro.
Construção
O Centro foi idealizado pelo ex-governador Marcelo Déda. Sua construção custou R$ 5 milhões, os recursos foram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), por meio do programa Sergipe Cidades. A área de 3.480m², doada pela Prefeitura de Carmópolis, permite que a unidade conte com laboratórios, bibliotecas e salas de aula.
Os técnicos formados na escola vão atender a uma demanda da região que é rica em petróleo, e qualificar mão de obra também para o Projeto Carnalita. Para o governador Jackson Barreto a unidade de ensino representa o futuro dos jovens da região. “Essa é a garantia de um futuro para os filhos dos mais carentes que aqui, poderão contar com os benefícios da exploração desse recurso importante que é o petróleo”, destacou o governador.
Ele ainda lembrou da necessidade da formação de mão-de-obra para atender às demandas de exploração mineral na região, principal atividade econômica do município. A unidade de ensino capacitará os alunos, expandindo seus conhecimentos, preparando-os e qualificando-os para receber às demandas específicas do mercado de trabalho da região.
Funcionamento
A Escola oferecerá 240 vagas. No local, os alunos que concluírem o ensino fundamental farão o ensino médio em um turno e o profissional em outro. Serão ofertadas turmas à noite para alunos que já concluíram o ensino médio.
Educação Profissional
Entre 2007 e 2013, as matrículas nos cursos profissionalizantes cresceram 953, 9 % em Sergipe, saltando de 213 para 2.245 alunos. Além do crescimento das matrículas, os investimentos em novos centros profissionalizantes são uma realidade. Esta é a quinta escola profissionalizante entregue pelo governo do estado a comunidade estudantil sergipana. As outras quatro estão localizadas em Neópolis que atua na área da agroindústria, Aracaju voltada para cursos na área de rede de computadores, condôminos e bares e restaurantes, Boquim que formará técnicos em fruticultura e Poço Redondo na área agricultura e pecuária.
Com investimentos acima de R$ 73 milhões, o governo estadual garantiu a abertura de 10 centros profissionalizantes no estado. Outros prédios serão construídos em Umbaúba, Simão Dias, Nossa Senhora do Socorro e Indiaroba. Já está em andamento as obras do centro estadual de educação profissional de Nossa Senhora das Dores. Além disso, em Propriá, Boquim e Itabaiana, escolas da rede estadual estão sendo reformadas e adaptadas para abrigarem as unidades de educação profissional.
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe