Em solenidade oficial na manhã desta quarta-feira (03), em Brasília, o presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos, assinou o contrato do projeto de engenharia da ponte ligando os municípios de Penedo/AL e Neópolis/SE.
O ato que contou com as presenças do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT) e do vice, Ronaldo Lopes (PMDB), do diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Coelho e com o representante da Prefeitura de Neópolis/SE, Rogério Silva. Além da empresa vencedora do edital de licitação, a ATP Engenharia LTDA, pelo diretor Marcos Antônio, teve início à concretização do grande sonho dos ribeirinhos do Baixo São Francisco, dos dois estados vizinhos. A construção da ponte, que pode ser a redenção econômica de toda uma região.
A empresa vencedora do edital possui grande Know-how na área de projetos de engenharia, nos segmentos de pontes, aeroportos e rodovias, no Brasil e exterior. E o seu diretor garantiu que a mobilização para os trabalhos será iniciada o mais breve possível.
Os recursos são do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares, do deputado federal Renan Filho (PMDB) e do senador Renan Calheiros, também peemedebista. Cada um disponibilizou R$ 1 milhão de sua cota de emendas para a elaboração do projeto de engenharia.
Presente a assinatura, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), comemorou a oficialização para a elaboração do projeto. “Esta é mais uma grande conquista para toda nossa região. A ponte vai contribuir com a economia e com o turismo não apenas da região Sul de Alagoas e Norte de Sergipe. Mas, com outras áreas que serão beneficiadas. Empresas poderão baratear o custo com o frete, reduzir o tempo de entrega. Uma mineradora esta em fase de implantação em Craíbas, o nosso distrito industrial ganhando forma. A ponte ligando Penedo e Neópolis vai proporcionar um avanço sem precedentes para os dois estados. Todos vão ganhar com a iniciativa. O nosso grande sonho, não é mais tão distante”, celebrou.
Saindo do papel
A inciativa para buscar a ponte teve início ainda em 2013, quando a Prefeitura de Penedo contratou uma empresa para elaborar o pré-projeto – Estudo Preliminar para Implantação da Ponte Sobre o Rio São Francisco, entre os Municípios de Penedo e Neópolis.
“Para que pudéssemos lutar pela ponte, a Codevasf precisava de informações, dados importantes. Para só então, preparar o termo de referência para a contratação do projeto. Então, investimos na contratação de uma empresa para levantar as informações que a companhia federal necessitava. Com o apoio da Secretaria de Infraestrutura de Penedo, a localização, o gabarito, a geometria da via de ligação e o acesso aos municípios de Penedo e Neópolis, além da previsão de custos, foram levantados. Com as informações técnicas, entregamos pessoalmente o pré-estudo ao presidente da Codevasf, Elmo Vaz, que de imediato, se prontificou em lutar pela causa. E hoje, conseguimos essa conquista, que se tudo ocorrer bem, em 2015, o edital para a construção poderá ser lançado”, esclareceu o engenheiro civil e vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB).
Prefeitos comemoram assinatura
Por anos ribeirinhos lamentaram a ponte ter sido erguida em Porto Real do Colégio/AL e Propriá/SE, o que dificultou o crescimento econômico e turístico da região. Mas, agora tudo pode e, deve mudar, com a terceira ponte sendo construída no Baixo São Francisco, agora entre Penedo/AL e Neópolis/SE.
E com a assinatura do contrato do projeto de engenharia, oficializado pelo presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, prefeitos da região já começam a traçar planos, comemorar o que pode ser a redenção econômica do Litoral Sul de Alagoas e região Norte de Sergipe.
“Essa grande iniciativa será a redenção de toda a nossa região. Igualmente a Penedo, temos a ideia de lutar pela criação de um polo industrial na área de Ilha das Flores. Desta forma, em se concretizando, podemos escoar toda produção. A ponte também pode contribuir com o desenvolvimento turístico da nossa bela região. Vamos interligar o Rio Grande do Norte, com a Bahia, tudo isso pelo litoral. Além disso, a estrada ligando Pacatuba e Pirambu, com a ponte, vai encurtar a distância entre Ilha das Flores, Aracaju e Maceió. Estaremos bem próximos de duas capitais. Este ganho vai beneficiar milhares de pessoas do Baixo São Francisco”, observou o prefeito de Ilha das Flores/SE, Cristiano Beltrão (PSC).
Arroz e frutas para exportação
Também em Sergipe, o município ribeirinho de Neópolis, é um grande produtor de arroz e frutas, até para exportação. Com a ponte, os ganhos são grandes para essas duas culturas, é o que conta o prefeito Amintas Diniz (PSC).
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
“Com essa assinatura, podemos perceber que tudo está se concretizando. A ponte é prioritária para a região, tanto economicamente, como turisticamente. Possuímos perímetros irrigados da Codevasf, tanto em Penedo, quando em Neópolis, com o plantio de arroz. Ainda possuímos o platô, uma grande área exclusiva com o cultivo de frutas, que também são exportadas. A ponte entre Neópolis e Penedo trará grande incremento na economia, não apenas das duas cidades, mas de toda a região”, concluiu o prefeito sergipano.
Informações gerais
Extensão da ponte – 1.100 m;
Largura da ponte – 18,50 m;
Extensão dos acessos – 7.500 m;
Distância do vão navegável – 300 m;
Distância entre vãos – 35,00 m;
Número de vãos da ponte – 22,0;
Extensão de ponte protendida – 800 m;
Extensão de ponte estaiada – 300 m;
Largura do passeio – 2,00 m;
Largura da ciclovia – 2,00 m;
Número de faixas de rolamento – 2,0;
VALOR para a elaboração do projeto de engenharia: R$1.965.769,63.
por Roberto Miranda, Aqui Acontece