As comemorações da Semana da Pátria começaram na manhã desta segunda-feira (01), com a 77ª Corrida do Fogo Simbólico, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento ocorreu na praça Fausto Cardoso e reuniu autoridades militares, educadores e alunos das redes pública e particular de ensino.
A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Mercosul, pelo coronel do Exército Brasileiro da 19ª Circunscrição de serviço militar, Ricardo Teixeira Cordeiro; do Brasil, pela secretária de Estado da Educação, Hortência Araújo; de Sergipe, pelo capitão de Fragata da Marinha Brasileira, Clésio Misson Penoni; e a de Aracaju, pelo major da Força Aérea Brasileira, Rogério Alves. Durante o ato solene foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela banda de música do Exército.
A tocha com o fogo simbólico saiu da Ponte do Imperador e foi conduzida por alunos da rede estadual de ensino que se destacaram nos Jogos Paralímpicos. Os estudantes percorreram a travessa José de Faro, Praça Olímpio Campos, travessa Benjamin Constant, retornando à Praça Fausto Cardoso. A responsabilidade de iniciar e terminar o percurso coube ao aluno com deficiência visual Danilo Silva Serrano, do Colégio Estadual Dom Luciano, que entregou a tocha do Fogo Simbólico da Pátria para a secretária de Estado da Educação, Hortência Araújo, que acendeu a pira instalada no palanque oficial.
Fogo Simbólico
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.
Sete de Setembro
As atividades alusivas à Semana da Pátria culminarão no dia de 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, com os desfiles cívico e militar na avenida Barão de Maruim. O desfile terá início às 8h com a Parada Militar e prosseguirá com a participação de 26 escolas, sendo 20 da rede estadual e seis da rede particular de ensino.
O evento será aberto pela Parada Militar, com desfiles a pé e motorizado. Depois será a vez do desfile comunitário, com representações de conselhos, clubes e institutos comunitários. Logo em seguida haverá o desfile estudantil, com o tema “Liberdade, Liberdade, Abre As Asas Sobre Nós”, momento em que os estudantes das redes estadual e particular de ensino entrarão na avenida.
Fonte: Assessoria de Comunicação