De janeiro a julho de 2013, o Detran/SE emitiu 17.019 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). No mesmo período, neste ano, foram emitidas 17. 742 CNHs, um crescimento de apenas 4, 25%, considerado mínimo se observado que no ano passado houve uma redução do número total de carteiras emitidas devido à greve dos servidores do órgão. A média de carteiras de motoristas emitidas por mês neste mesmo período, em 2013, foi de 2.431, enquanto em 2014 foi de 2.534.
Os dados demonstram a regularidades nas emissões de CNHs feitas pelo Detran. Ainda assim, visando esclarecer denúncias publicadas na imprensa sergipana e discutidas na Assembleia Legislativa nos últimos dias, o Governo do Estado, através da autarquia, instituiu uma Comissão Especial de Inquérito Administrativo para realizar a apuração das suspeitas.
A Comissão foi instituída por meio da Portaria 531/2014 de 21 de agosto de 2014, do Detran/SE, publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de agosto de 2014, tendo como presidente o delegado de polícia Thiago Leandro Barbosa de Oliveira, titular da Delegacia Especial de Roubos e Furtos de Veículos – DERFV. Segundo a orientação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, caso seja comprovada a existência de indícios de fraude, as provas serão encaminhadas à Superintendência de Polícia Federal para providências.
Fonte: Secom/ANS