Do G1 SE
A executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/SE) informou na tarde deste sábado (9) que solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o cancelamento da candidatura de Manoel Messias Sukita Santos. O ex-prefeito de Capela havia se candidatado para concorrer a deputado estadual para as eleições deste ano. No documento, o primeiro secretário do partido, José Jorge Rabelo Barreto, pede a homologação da renúncia de Sukita à candidatura.
O ex-prefeito do município sergipano assinou o termo de renúncia neste sábado (9), após ser preso pela Polícia Federal em cumprimento a um mandado de segurança solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF) e aceito de forma liminar pelo desembargador Francisco Cavalcanti do Tribunal Reginal Federal da 5ª Região (TRF). Ele responde a processo pelos crimes de responsabilidade e lavagem de dinheiro no período em que ocupava o cargo público.
Apesar disso, outro documento, também com a assinatura de Sukita, foi enviado ao TRE neste sábado (9). É uma comunicação da manutenção do registro de candidatura, que solicita que o pedido de renúncia feito pelo partido seja declarado sem efeito.
O político informa que o documento anterior não retrata a vontade dele. Já a assessoria de comunicação do PSB informou que o termo de renúncia foi assinado neste sábado (9) de comum acordo entre as partes.