Um questionamento frequente entre os proprietários de veículos que contratam seguro é: por que meu seguro aumentou se eu não utilizei o serviço? A resposta é simples e está relacionada ao mutualismo, ou seja: todos pagam para que alguns possam utilizar o benefício quando necessitam. É o que garante o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (SINCOR-SE), Érico Melo. “As pessoas têm uma visão individualista do seguro, sendo que a visão da seguradora é voltada para todo o grupo. Para privilegiar os que não se envolvem em acidentes, as seguradoras criaram o bônus, que proporciona descontos na hora da renovação”, explica.
Mesmo com o bônus, é muito comum o aumento do custo do seguro na renovação. No entanto, isso acontece porque o valor do desconto é menor do que a variação dos outros fatores que compõem o custo da apólice do seguro, como o custo da mão-de-obra, das peças de reposição e o aumento do número de roubos e de colisões, a chamada sinistralidade. “Em Sergipe, temos mais de 85 mil veículos segurados. Destes, mais de 11% se envolvem em acidentes no período de um ano com um custo médio de indenização em torno de R$ 6 mil”, revela Melo.
Outro fator que também pressiona o valor de seguros é o crescente número de roubos e furtos de veículos. Segundo dados do Detran-SE, de janeiro a junho de 2014, foram registradas 1119 ocorrências de roubo e furto. Destes, apenas 442 foram recuperados. “Isso demonstra que ter seguro do seu veículo hoje em dia é fundamental”, avalia.
Importância dos corretores
Diante dessa realidade, o presidente do SINCOR-SE lembra da importância do corretor de seguros na hora da contratação da apólice. “No nosso Estado, temos 15 seguradoras atuando no seguro de automóvel, com valores bastante diferentes, que chegam até mais de 100%, por isso é imprescindível a contratação do seguro através do profissional corretor de seguros, que vai identificar as necessidades do cliente e indicar a seguradora que mais se adéqua ao seu perfil, proporcionando economia e garantia”, finaliza.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa