*por GloboEsporte.com, em Portugal
O Brasil tem duas duplas entre as semifinalistas do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia sub-19. Uma em cada naipe. George Wanderley/Arthur, entre os homens, e Duda/Andressa, na chave feminina, garantiram a classificação neste sábado, vencendo os dois jogos que disputaram na cidade do Porto, em Portugal.
Na chave masculina, a dupla formada pelo paraibano George Wanderley e pelo paranaense Arthur Lanci começaram o dia vencendo os americanos Richard e De Falco por 2 sets a 1. No jogo que valeu passagem para as semifinais os brasileiros venceram os franceses Loiseau e Gauthier-Rat, em outro jogo muito equilibrado, só decidido no tie-break.
Depois de perderem o primeiro set por 26 a 24, George e Arthur se recuperaram e venceram com tranquilidade o set seguinte, por 21 a 12. No terceiro e decisivo set, mais uma vez os brasileiros mantiveram a calma, fechando a partida com 15 a 9. O jogo durou 45 minutos.
A semifinal será contra os venezuelanos Tigrito e Peter, que neste sábado bateram os russos Yarzutkin e Stoyanovskiy também por 2 sets a 1, com parciais de 13/21, 24/22 e 15/13. O outro finalista sai do duelo entre os ucranianos Kovalov e Plotnytskiy contra os holandeses Bouter eVan Steenis. Os dois jogos acontecem no domingo.
Duda e Andressa avançam com tranquilidade
Na chave feminina, a dupla formada pela sergipana Duda e pela paraibana Andressa Cavalcanti continuam sobrando no Campeonato Mundial sub-19, em Portugal. A parceria nacional simplesmente atropelou Rohrer e Gerson, da Suíça, por 2 sets a 0, com parciais de 21/11 e 21/9, em apenas 24 minutos de jogo.
Antes, pelas quartas de final, Duda e Andressa tiveram mais dificuldade para vencer as russas Mastikova e Novikova por 2 sets a 1.
Na semifinal, as brasileiras vão enfrentar as tchecas Adamcikova e Valkova, que eliminaram as austríacas Gelbauer e Radl por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 24/22. Quem vencer o duelo pega a ganhadora do jogo entre M.McNamara/N.McNamara, do Canadá, e Schneider/Arnholdt, da Alemanha.
Natural de São Cristóvão
Duda é filha da ex-jogadora Cida Santos, que mantém um centro de desenvolvimento do esporte em sua cidade natal, São Cristóvão (SE), Duda começou a treinar por incentivo da mãe, que logo percebeu a vocação da menina para o vôlei de praia. Aos oito anos de idade, ela já dominava os principais fundamentos da modalidade, e despontou entre os mais de 50 jovens atletas atendidos pelo projeto comandado por Cida.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
SE Notícias com informações do Globo Esporte