“Nesta eleição, o PSB/SE só tem dois caminhos a seguir: o projeto nacional de fortalecer a campanha de Eduardo Campos, presidente da República, e Marina Silva, vice-presidente; e eleger Jackson Barreto (PMDB/SE), governador de Sergipe, e Belivaldo Chagas (PSB/SE), vice-governador”, anunciou o senador Antonio Carlos Valadares, em discurso, durante a Convenção Estadual do Partido Socialista Brasileiro de Sergipe, ocorrida nesta segunda-feira, 30/06, na sede do partido. O deputado federal Rogério Carvalho integra a chapa majoritária estadual como candidato ao Senado Federal.
“Voltar a esta casa (PSB/SSE) é me sentir em casa, em meio a minha família”, declarou Jackson Barreto, sendo acolhido com aplausos pela militância socialista.
O presidente regional do PSB/SE, deputado federal Valadares Filho, apontou vários motivos que influenciaram para a composição PMDB-PSB-PT.
“Pela história, pela coerência, pelos serviços prestados e porque tenho certeza de que o nosso Estado estará em boas mãos”, incentivou, dizendo-se convicto da vitória eleitoral em outubro próximo.
Vice-governador
Indicado pelo PSB para a vaga de vice-governador, o ex-deputado estadual Belivaldo Chagas, vê no processo eleitoral de 2014 um resgate do projeto político, à época, liderado pelo ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda (in memoriam). “Como fui um vice-governador leal e fiel a Marcelo Déda, serei um vice-governador leal e fiel a Jackson Barreto”, comprometeu-se. Belivaldo se declarou confortável compondo a chapa de Jackson Barreto.
O senador Valadares corroborou do argumento de Belivaldo. “Nunca tome nenhuma decisão pessoal e/ou política que contrarie a vontade do seu coração”, orientou o senador Valadares, ao justificar o reordenamento do agrupamento político para composição do PMDB-PSB-PT, na disputa estadual de 2014.
Jackson Barreto reconheceu e parabenizou o senador Valadares, o deputado Valadares Filho, os prefeitos e as lideranças por terem ouvido e seguido o desejo dos membros do PSB para a composição com o PMDB.
Proporcional
Na composição proporcional, estima-se que, até o final de todas as convenções partidárias, o agrupamento confirme o registro de duas chamadas “chapinhas”, com 50 candidatos à Assembleia Legislativa, e um chapão com todos os candidatos à Câmara Federal.
Integrarão o “chapão federal”: PSB, PMDB, PRB, PSD, PT, PDT e Pros. “Com este chapão, faremos pelo menos cinco deputados federais”, avaliou o presidente do PRP, Armando Batalha.
Para formação das duas chapinhas estaduais, coligar-se-ão o PRP, Pros, PC do B, PRB, PSDB e PRTB, formando o primeiro grupo; e o PMDB, PSB, PT, PSD e o PDT, formando o segundo grupo.
A expectativa do agrupamento é de que a estratégia eleitoral sirva para conquistar a maioria no parlamento estadual a partir de janeiro de 2015.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Assessoria de imprensa
Partido Socialista Brasileiro de Sergipe – PSB/SE