A Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC) coordenará a confecção do tapete religioso em São Cristóvão, na procissão de Corpus Christi. O objetivo da parceria com comunidades religiosas, grupos paroquiais e moradores – existente há cinco anos – é a preservação e difusão das tradições culturais da quarta cidade mais antiga do país – Patrimônio da Humanidade.
A SUBPAC pretende levar cada vez mais conhecimento e prática de produção com a composição do tapete, aos sancristovenses. “Sabemos o quão importante é a conscientização do povo. Identificar-se com sua cultura é um passo para manter viva a tradição. É por isso que incentivamos a comunidade a participar da criação do tapete, sobretudo quando se trata de uma cidade-patrimônio, onde as ruas e monumentos remetem ao passado”, diz Luiz Eduardo Oliva, subsecretário do Patrimônio Histórico e Cultural.
Para a confecção do tapete é preciso cautela e cuidado de todos os envolvidos. É o que diz a coordenadora técnica da SUBPAC, Vânia Correia. “Nossa tarefa é minuciosa e realizada com atenção. O trabalho começa a tomar forma no dia anterior à procissão, com a profusão de cores e desenhos que surgem da mistura dos materiais utilizados como o pó xadrez, sal grosso, tinta para madeira, massunim, maravalha, casca de sururu e pó de café”.
Boa parte desta matéria-prima (como a casca do sururu e massunim) é extraída da pesca realizada pelos habitantes e, ofertadas a paróquia. As doações também são realizadas pela iniciativa privada. É com este tipo de mobilização que a tradição de cobrir as ruas, na quinta-feira santa, segue viva no município sergipano.
Para aquisição da matéria-prima, a SUBPAC contou com as parcerias do Instituto Banese, SEBRAE, Secretaria de Educação/DR8, Intergrife e Macário Construção. Segundo Vânia Correia, os principais componentes para montagem do tapete são a maravalha e pó de serra, ambos doados pelas madereiras.
Corpus Christi
A festa católica de Corpus Christi será realizada no próximo dia 19, em São Cristóvão. O rito exalta o Mistério da Eucaristia – sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo – e será iniciado às 15h, com missa na Igreja Nossa Senhora da Vitória (Matriz).
Após a missa, será a vez do préstito religioso tomar as ruas do Centro Histórico da cidade. Serão nove delas cobertas pelo tapete: Rua da Praça da Matriz, Rua Tobias Barreto, Praça do Carmo, Rua das Flores, Rua Leão Magno, Rua Amintas Jorge, Praça são Francisco, Rua Erondino Prado Filho e Rua Ivo do Prado.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa