Além do legado esportivo, a Copa do Mundo FIFA 2014 contribuirá com a segurança pública de Sergipe. Duas remessas de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de contenção de distúrbios enviadas pela Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) à Secretaria de Segurança Pública estão chegando ao estado. O primeiro lote foi entregue nesta segunda-feira, 2, a Polícia Militar de Sergipe.
Os equipamentos são utilizados para proteção individual dos agentes de segurança e para controlar situações de grandes tensões, a exemplo de rebeliões e manifestações violentas. Neste primeiro momento, foram entregues dois extintores com suporte tipo mochila, 100 balas-clava anti-chamas, 35 escudos balísticos nível 2, 100 capacetes balísticos nível 2, e 100 kits de proteção respiratória. O investimento do Governo Federal foi de R$ 674.746,50.
A segunda remessa de materiais já saiu de Brasília e tem previsão para chegar ao estado nos próximos dias. São 100 trajes anti-tumulto, 100 pares de luvas táticas, 12 lançadores calibres 37/38 e 13 itens de munições não letais. Há ainda materiais que foram enviados diretamente pela SESGE à Polícia Militar, a exemplo de 35 coletes balísticos e 35 pistolas calibre.40.
“Esses novos equipamentos são vitais para a segurança do Estado e vem agregar valor ao trabalho das unidades táticas da corporação. Este tipo de equipamento é de suma importância para a defesa do Estado Democrático de Direito e também para que possamos garantir a Lei e a ordem em todo o Estado de Sergipe”, assegurou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício da Cunha Iunes.
Ainda de acordo com o Comandante, inicialmente os equipamentos serão utilizados pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e pelo Comando de Operações Especiais (COE) durante a estada da seleção da Grécia em Aracaju. “Após a copa, ficará o legado desses modernos equipamentos para a nossa Polícia Militar. Isso possibilitará a redistribuição desses materiais para o Pelotão de Polícia de Caatinga (PEPAC) e Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI), unidades que atuam no interior do Estado”, explicou.
Iunes assegura que com os equipamentos será possível garantir com mais eficiência a segurança da Seleção da Grécia, notadamente, nos entornos do hotel que abrigará a equipe europeia na Orla de Aracaju, nos deslocamentos dos gregos para o aeroporto e também nos arredores do Estádio Lourival Baptista, onde os atletas irão treinar.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias