O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participará nesta quinta-feira (29), em Aracaju, do jogo beneficente, organizado pelo ex-jogador de futebol e deputado federal Romário (PSB), que é o embaixador da “Campanha Brasil x ELA. Todos Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica”. Em discurso na Câmara, o parlamentar sergipano parabenizou Romário pela iniciativa.
“O objetivo da campanha é informar e engajar a sociedade em geral sobre a doença. A campanha está promovendo uma série de jogos beneficentes em todo país. Todo o valor arrecadado com ingressos e doações será revertido para a promoção do bem estar dos portadores da Esclerose Lateral Amiotrófica”, explicou Márcio Macêdo.
A ELA é uma doença neurológica degenerativa que acomete várias pessoas e muitos ex-atletas. A doença atinge cerca de 13 mil brasileiros e ainda não tem cura. Não se conhece a causa específica para a esclerose. “Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco”, frisou o parlamentar. “Outra causa provável é que dieta rica em glutamato (excesso de sódio) seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas”, apontou.
De acordo com o deputado, a doença é de difícil diagnóstico. “Em grande parte dos casos, o paciente passa por quatro, cinco médicos num ano, antes de fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento. O tratamento é multidisciplinar sob a supervisão de um médico e requer acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. É importantíssimo o diagnóstico e o início precoce do tratamento, aliás, são dois requisitos fundamentais para retardar a evolução da doença”, ressaltou.
Ainda em seu discurso o deputado destacou que Romário abraçou a causa do “Movimento em Defesa dos Direitos das Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica”. “O movimento é formado por portadores da doença, familiares e cuidadores que pleiteiam juntos às autoridades, médicos, pesquisadores e instituições voltadas para a área de saúde, a urgência na busca por novos tratamentos e por novas terapias”, disse.
O jogo de Sergipe terá parte da renda revertida em prol da pequena sergipana Marina, de apenas oito meses, que necessita realizar uma cirurgia fora do país que custa R$ 2 milhões. A garota precisa realizar um transplante de intestino, no Hospital The Children’s, na Pensilvânia. A outra parte da renda será revertida para portadores da Esclerose Lateral Amiotrófica.
“O evento que conta com meu total apoio e participação no jogo, também, contará com a presença dos deputados federais Valadares Filho e Tiririca, do ex-pugilista Popó, entre outros políticos e ex-atletas. Será um duelo do bem. Os amigos de Romário irão enfrentar os amigos do presidente do Sergipe Reinaldo Moura. O governo do Estado de Sergipe também estará envolvido com a iniciativa”, afirmou.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Assessoria Parlamentar