O presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro –PSB/SE, deputado federal Valadares Filho, presidiu, na manhã desta sexta-feira, 23/05, uma reunião com os presidentes dos diretórios municipais com o objetivo de orientá-los para a realização dos congressos pré-eleitorais de 2014. Decisões tiradas dos congressos municipais e estadual serão homologadas no dia 30 de junho, na convenção estadual do PSB/SE.
Durante o encontro, Valadares Filho informou sobre a decisão da Executiva Nacional do PSB, que estabeleceu o período de 31 de maio a 28 de junho para execução do cronograma de congressos nacional, estaduais e municipais, visando à realização das convenções estaduais e nacional.
O deputado explica que, durante a realização dos congressos, será apresentado um esbouço do programa de governo do presidenciável Eduardo Campos, para ciência dos diretórios, lideranças e filiados. “Nós precisamos mostrar a força que o nosso candidato a presidente da República, Eduardo Campos, tem”, incentivou Valadares Filho.
Em consonância com a Executiva Nacional,- que realizará o congresso da Nacional no dia 28 de junho-, o PSB/SE adotou o seguinte cronograma: congressos municipais devem ser realizados no dia 08 de junho; e o congresso estadual acontecerá no dia 20 de junho.
Em relação à sucessão estadual, Valadares Filho antecipou que todas as possibilidades de composições, – para apoiamento ou candidatura própria ao governo de Sergipe -, estão sendo estudadas com critério pelas lideranças e pelo diretório estadual do PSB, em acordo com a executiva nacional.
Ele informou ainda que todas as decisões tiradas dos congressos municipais e estadual serão homologadas, no dia 30 de junho, com a realização da convenção estadual do PSB/SE.
Também no dia 30 de junho, o PSB Nacional confirmará o nome de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, como candidato à Presidência da República.
O presidente do diretório municipal de Aracaju e o defensor público do Estado de Sergipe, Elber Batalha Filho, destacou a necessidade de mobilização dos diretórios em favor de Eduardo Campos. “A realização de uma decisão em segundo turno para presidência da República é uma tendência quase que irreversível, com um crescimento real do nome de Eduardo Campos, conforme já demonstram as últimas pesquisas”, lembrou, citando institutos de pesquisas que apontam crescimento do candidato socialista.
Dentre as atribuições conferidas aos presidentes municipais, Valadares Filho reafirmou a necessidade do processo de renovação dos diretórios para mandatos de 3 anos; e a eleição de delegados que participarão, com direito a voto, dos referidos congressos.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Por Eliz Moura, assessoria de imprensa
Partido Socialista Brasileiro